Uma separação em duas empresas da Samsung Electronics iria permitir aos herdeiros da família fundadora, Lee, fortalecerem o seu domínio na maior fabricante de smartphones do mundo. Essa é a jóia da coroa do grupo empresarial. O fundo de investimento propôs a separação em outubro, com o intuito de impulsionar o valor das empresas para os acionistas.
O conselho de administração da Samsung Electronics irá reunir-se amanhã para responder à proposta do Elliott Management. De forma separada, o mercado financeiro Korea Exchange pediu uma resposta oficial da Samsung até às 6 da tarde locais, de forma a estabelecer se a empresa pretende ou não uma divisão.
Segundo a proposta do Elliott, a Samsung Electronics dividiria-se numa holding, para controlar os ativos, e numa empresa operacional. Pagaria um dividendo especial de 26 mil milhões de dólares e comprometia-se em regressar a um nível de 75% de free cash flow, bem como a nomear diretores independentes.
Desde que Jay Y. Lee assumiu a liderança da empresa, em maio de 2014, têm existido esforços maiores de reestruturação da gigante sul-coreana.
Num relatório publicado hoje e citado pela Reuters, a HI Investment escreveu que, mesmo que a Samsung Electronics não comente em questões específicas, como o calendário para a divisão, o grupo irá pelo menos estabelecer futuras modificações na estrutura de comando.
O grupo vendeu alguns ativos não essenciais ao mesmo tempo que intensificou esforços para a fusão entre duas afiliadas em 2015, uma medida de consolidação de ativos em subsidiárias chave através de uma empresa controlada por Jay Y. Lee e as suas duas irmãs. A família quer estabelecer uma ponte segura de transferência de controlo.
A falha de energia que afetou também Espanha e outros países europeus ao longo do…
O seu percurso inclui funções na Accenture e na Microsoft, o que lhe confere uma…
A gama inclui PCs Copilot+, como as workstations móveis ThinkPad P14s Gen 6 AMD e…
Com este financiamento, a tecnológica irá desenvolver a nova solução de proteção digital para CEOs…
Os clientes do MEO poderão aceder gratuitamente, durante 12 meses, à versão avançada da plataforma…
A 351 Associação Portuguesa de Startups une-se a grandes nomes da tecnologia para lançar a…