Cyber Monday: dicas para compras seguras, segundo a IBM

A IBM X-Force já registou atividade criminosa envolvendo malware em emails disfarçados de ofertas, descontos para a Cyber Monday e dados para seguir as encomendas. Quando o utilizador clica no link para seguir a encomenda, inicia o download de malware como o Locky Ransomware em vez de ser direcionado ao site do retalhista. Esse ataque específico de phishing representou 45% de toda a atividade maliciosa monitorizada pela IBM X-Force num dado momento.

“Os consumidores precisam de ser diligentes durante a época de compras”, avisa  Caleb Barlow, vice-presidente da IBM Security. “Os cibercriminosos estão a tentar que os consumidores cliquem em links suspeitos em troca de descontos, incentivando a sua curiosidade. É necessário seguir regras básicas para manter a segurança na época natalícia”.

Essas são as dicas dos investigadores IBM para compras em segurança durante a Cyber Monday:

  • Cuidado com emails para seguir as encomendas: o Locky Ransomware está a ser distribuido massivamente através deste meio.
  • Atenção a cupões com códigos de desconto: Se o desconto parece bom demais para ser verdade, talvez não seja mesmo. Códigos promocionais de fontes desconhecidas são perigosos. Invés de clicar em links para Cyber Monday, copie o código e use diretamente no site do retalhista.
  • Use cartão de crédito e não de débito: O cartão de crédito oferece mais proteção se for comprometido.
  • Use senhas únicas para cada retalhista online: Nunca reutilize a mesma palavra passe em sites diferentes, especialmente retalhistas. Crie uma “frase-senha” para cada site.
  • Se estiver a trabalhar, não utilize o endereço de email corporativo para compras, na Cyber Monday ou qualquer outro dia. Jamais use a mesma senha do seu login na empresa.
  • Utilize apenas aplicações de confiança:  Descarregue apenas aplicações de compras de lojas de confiança, como iTunes e Google Play. Desconfie de aplicações que prometem cupões de desconto; confira as avaliações e comentários do app.
  • Crie um endereço de email específico para compras online: ter um email separado para retalhistas é boa ideia e irá proteger a sua conta principal.
  • Não salve sua informação: Rejeite a opção de salvar sua informação em sites de retalhistas e browsers, mesmo que isso torne o seu processo de compra mais lento de cada vez.
  • Seja criativo nas perguntas de segurança da palavra passe: Assegure-se de que a pergunta que vai colocar para que sua senha possa ser recuperada não é de informação pública – por exemplo, em que rua cresceu. É preferível algo como filme ou comida favorita.
Ana Rita Guerra

Jornalista de economia e tecnologia há mais de dez anos, interessa-se pelas ideias disruptivas que estão a mudar a forma como se consome e se trabalha. Vive em Los Angeles e tem um gosto especial por startups, música, papas de aveia e kickboxing.

Recent Posts

Colt Technology Services reforça investimento na sua rede global

Estratégia de expansão inclui a nova infraestrutura digital IP Transit de 400G que liga Frankfurt,…

3 dias ago

GALP abre portas a nómadas digitais e empreendedores

A Coworking Thursdays irá realizar-se nos novos escritórios da Galp e mais de 50 nómadas…

4 dias ago

Portuguesa InnoTech abre operações nos Países Baixos

O novo polo será a porta de entrada para os países no norte da Europa…

7 dias ago

DIG-IN lança pagamentos digitais em parceria com a Coca-Cola Europacific Partners

Tendo como foco a digitalização de todo setor da restauração, passa a ser possível pagar…

1 semana ago

Lenovo revela nova workstation móvel ThinkPad P1 Gen 7

O novo ThinkPad P1 Gen 7 com processadores Intel Core Ultra com Intel vPro e…

1 semana ago

Kaspersky mostra como identificar esquemas de SMS e Whatsapp

Os ataques de phishing começam com o envio de uma mensagem falsa, via SMS ou…

2 semanas ago