Samsung premeia professora portuguesa

Ana Rita Abaladas, docente em Sintra, foi premiada pela Samsung, através do curso de formação online da European Schoolnet Academy designado Creative Use of Tablets in Schools (MOOC – Massive Open Online Course), com um Samsung Galaxy Tab A. A iniciativa distinguiu ainda mais dois profissionais da educação europeus.

O curso online, que contou com a participação de cerca de 3,500 professores de todas a Europa, visou a promoção da confiança na utilização de tablets nas salas de aula. Pode-se dizer que o objetivo da formação foi cumprido, na medida em que 76 por cento dos participantes admitiram estar preparados para utilizar a tecnologia de uma forma eficaz, em contexto letivo.

A temática do curso Creative Use of Tablets in Schools incidiu sobre o projeto Creative Classroom Lab, da European Schoolnet, parceira da Samsung.  Ao longo da formação, os professores criaram um diário de aprendizagem, por forma a responder às questões colocadas em cada módulo. No final, foi pedido aos participantes que desenvolvessem um plano educativo que incorporasse os principais conceitos pedagógicos do curso.

“A tecnologia pode ser uma ferramenta de ensino verdadeiramente relevante e os professores desempenham um papel fundamental nesta transição de um ensino mais tradicional para uma educação digital”, refere, em comunicado, Rodrigo Teixeira de Sousa, diretor de marketing corporativo da Samsung Portugal.

Bart Verswijvel, da European Schoolnet, acrescenta ainda, no mesmo documento, que “este curso revelou-se um verdadeiro sucesso e comprovou que algo está a mudar nas salas de aula um pouco por toda a Europa, com os professores a investirem o seu tempo e esforço no enriquecimento das suas competências digitais”.

A European Schoolnet Academy é uma plataforma online para o desenvolvimento profissional dos professores europeus. No ano em que foi criada disponibilizou dez cursos destinados aos docentes, tendo sido frequentados por cerca de 14 mil participantes.

O curso Creative Use of Tablets in Schools teve a duração de dois meses, tendo decorrido entre abril e maio deste ano. Segundo a European Schoolnet Academy, esta formação é a mais bem-sucedida da plataforma, sendo que reúne o número mais elevado de participantes e também a maior taxa de sucesso.