SAP “cumpre” desígnio da digitalização com inovações no S/4HANA

Se houve mensagem que a SAP quis passar em Barcelona, no SAP TechEd 2015, foi que as empresas têm de avançar rapidamente para a era do digital. E, precisamente para ajudar a que se cumpra a “profecia”, um dos anúncios realizados na capital catalã foram inovações na solução SAP Business Suite 4 SAP HANA (SAP S/4HANA).

*em Barcelona

De resto, o gigante alemão diz mesmo que este é o primeiro sistema concebido nativamente para o mundo digital.

As inovações agora apresentadas vão refletir-se tanto na versão instalada nos servidores dos clientes (on-premise) como para a versão baseada na cloud.

Segundo a empresa, estas inovações vem cobrir os processos críticos de gestão do negócio de todas as áreas funcionais das organizações, nomeadamente na área financeira, vendas, serviços, marketing, comércio eletrónico, compras, produção, logística e recursos humanos.

Em Barcelona, a tecnológica explicou que as empresas podem agora conduzir a digitalização das suas operações, end-to-end, de forma transversal a todas as áreas funcionais da empresa, através da solução SAP S/4HANA Enterprise Management.

“As soluções SAP S/4HANA para as linhas de negócio combinam as capacidades digitais da solução SAP S/4HANA Enterprise Management com as soluções do portefólio SAP on-premise e na cloud. Como soluções por linha de negócio, destaque-se a solução SAP Cash Management para a área financeira; as soluções SAP SuccessFactors de gestão de recursos humanos; a rede de negócio Ariba para aprovisionamento e as soluções SAP Hybris para marketing e comércio eletrónico”.

“Trabalhámos com os nossos clientes, que atualmente se afirmam na economia digital, para identificar onde é que a digitalização, já generalizada, pode facultar maior valor”, referiu em comunicado Rui Gaspar, diretor de Base de Dados, Tecnologia e Analytics da SAP Portugal. “A SAP reinventou o núcleo que serve de base à solução SAP S/4 HANA, tornando-a no primeiro sistema de base digital, concebido de forma nativa, para a economia digital. Com esta oferta, as empresas podem impulsionar o valor dos negócios com soluções inovadoras – em áreas financeiras e operacionais – retirando grandes vantagens de modelos de dados simplificados e de uma experiência de utilizador interativa e eficaz.”

Nas palavras da própria empresa, a solução SAP S/4HANA representa o sistema de base digital do século XXI. Construída sobre a plataforma SAP HANA e desenhada com a experiência de utilização do SAP Fiori, esta nova suite ajuda a levar, em tempo real, a informação do negócio às várias indústrias, áreas e funções. Ou seja, para o player alemão, as empresas podem ir além das transações tradicionais e implementarem processos digitais completos, baseados numa única fonte de informação, desde o planeamento, execução e previsão, até à simulação e análise em tempo real, com um só sistema. “Este núcleo digital é um elemento essencial da oferta da SAP para os negócios digitais dos clientes, ao representar a solução central que serve de pivot a todas as vertentes da cadeia de valor em tempo real: o envolvimento da força de trabalho, os ativos e a Internet das Coisas, a colaboração de fornecedores e redes de negócio e, por último, a interação com o cliente e experiência multicanal”.

A empresa avança que a evolução tem sido recorde desde o lançamento do SAP S/4HANA em Fevereiro de 2015 já que esta solução SAP S/4HANA já se tornou no produto da SAP de mais rápido crescimento, com mais de 1300 clientes, a nível mundial, em apenas oito meses.