SAP investe em programa de inovação para a gestão de grandes cidades

A iniciativa também é uma resposta da companhia às exigências dos clientes do setor público e privado, face às rápidas mudanças económicas, sociais e ambientais das cidades modernas.

Entre as questões tratadas pelo programa estão a necessidade de administrar melhor os temas associados ao trânsito, à segurança pública e aos efeitos da mudança climática, e como lidar com o surgimento da “economia compartilhada”.

“Por meio das ferramentas tecnológicas, a SAP trabalha em parceria com cidades em inúmeras partes do mundo e ajuda as lideranças urbanas a interagir com os cidadãos de maneira mais transparente, aprimorar serviços, aperfeiçoar a obtenção de recursos, elevar os níveis de sustentabilidade e segurança”, explica a especialista em soluções para o setor público da SAP Brasil, Heloisa Tricate.

Entre as localidades que já se beneficiam da plataforma SAP Future Cities estão Barcelona, na Espanha, Bhopal, Buenos Aires, na Argentina, Melbourne, na Austrália e Cape Town, capital da África do Sul. Um dos exemplos de benefícios fomentados nas metrópoles citadas acima, está Buenos Aires, cidade comumente afetada por fortes chuvas durante todo o ano.

A cidade lida com inundações constantes em mais de uma estação do ano. Esgotos e sistemas de drenagem entupidos nas tempestades costumavam afetar a cidade periodicamente, causando danos às propriedades e até mortes. A adoção da solução SAP HANA permitiu a análise em tempo real dos dados coletados por sensores colocados nos ralos da cidade e a plataforma SAP Mobile funciona como um instrumento central de supervisão de escoamento dos esgotos e ruas na época de chuvas.

“O nosso negócio de gestão urbana fundamenta-se em 20 anos de experiência e inclui 4,5 mil clientes governamentais em todo o mundo. A nossa missão é melhorar o ambiente das cidades, tanto para residentes permanentes quanto para visitantes, em áreas relacionadas à cidadania, transporte, segurança pública e gestão da infraestrutura”, finaliza Heloisa.

*Amauri Vargas é jornalista da BIT no Brasil

Amauri Vargas

É repórter especializado em TI e Telecom há pouco mais de um ano, mas gosta do assunto há bastante tempo. Com passagens por redações como a do Jornal DCI e do Sistema Brasileiro de Televisão (SBT), já foi redator de economia e negócios da Agência Estado e Social Media de uma multinacional de RH. Não dispensa cafézinho com uma fonte e confia em qualquer encontro no qual descubra algo novo, mesmo que não seja exatamente o que procurava a princípio.

Recent Posts

Apagão deixa Portugal sem telecomunicações

A falha de energia que afetou também Espanha e outros países europeus ao longo do…

2 dias ago

Rui Vieira responsável da Celfocus pela parceria com a Microsoft

O seu percurso inclui funções na Accenture e na Microsoft, o que lhe confere uma…

3 dias ago

Lenovo apresenta novo portefólio de produtos

A gama inclui PCs Copilot+, como as workstations móveis ThinkPad P14s Gen 6 AMD e…

1 semana ago

Bright Pixel em ronda de financiamento

Com este financiamento, a tecnológica irá desenvolver a nova solução de proteção digital para CEOs…

1 semana ago

MEO e Perplexity AI junto em parceria para IA

Os  clientes do MEO poderão aceder gratuitamente, durante 12 meses, à versão avançada da plataforma…

1 semana ago

Em Maio nasce a Startuppers

A 351 Associação Portuguesa de Startups une-se a grandes nomes da tecnologia para lançar a…

2 semanas ago