SAP lança solução para gestão de grandes quantidades de dados

O SAP Data Hub permite uma abordagem simplificada e mais escalável para a gestão de dados e visa a criação de valor ao longo dos diversos sistemas de dados, contribuindo para acelerar os resultados das empresas.

A nova solução quer ajudar as empresas com a grande complexidade de sistemas de dados, provenientes de cada vez mais fontes, a capitalizar os mesmos, melhorando, assim, o negócio.

De acordo com um estudo mundial da SAP, 74% dos decisores de TI afirmaram que o conjunto dos seus sistemas de dados era tão complexo que lhes limitava a agilidade e 86% referiram que, para além de poderem aceder aos seus dados, havia muito mais a fazer com eles.

O SAP Data Hub oferece uma arquitetura moderna e aberta que permite que o processamento de dados seja gerido, partilhado e distribuído por toda a empresa, através de recursos de monitorização e gestão de sistemas de dados.

“As empresas estão à procura de uma abordagem unificada e aberta que as ajude a acelerar e a expandir o fluxo de dados ao longo dos seus sistemas de dados para todos os utilizadores”, afirma, em comunicado, Bernd Leukert, Membro do Conselho de Administração, Produtos e Inovação, da SAP.

“O SAP Data Hub preenche a lacuna entre o big data e os dados empresariais, permitindo às empresas a construção de aplicações que extraem valor dos dados em toda a organização, independentemente da sua localização: na Cloud, num data lake, num centro de dados da empresa ou, ainda, em plataformas SAP e não-SAP”, acrescenta o executivo.

A nova solução apoia as organizações a entender a utilização, interconexões e qualidade dos dados, fornecendo uma visão detalhada e de fácil compreensão de todos os sistemas de dados , desde fontes de software SAP às fontes não-SAP, como o Apache Hadoop. Por outro lado, também lhes permite a compreensão do impacto de mudanças no sistema de dados antes de as mesmas acontecerem. 

Além disso, ambiente de design único fornece possibilita a criação de fluxos de dados poderosos que permitem aceder, harmonizar, transformar e processar a informação proveniente da atual miríade de fontes em toda a organização. As equipas que desenvolvem estes fluxos podem ativar arquivos poderosos para computação e machine learning, como TensorFlow. Os modelos de fluxo fornecidos podem ser facilmente copiados, modificados e reutilizados para acelerar a criação e desenvolvimento de modelos.

O SAP Data Hub acelera a criação e gestão de fluxos de dados que abrangem várias fontes de dados e fornece uma execução rápida das atividades, distribuindo tarefas computacionais para os ambientes nativos onde residem os dados. Desta forma, é possível garantir que as atividades são concluídas com celeridade e que as aplicações orientadas a dados obtêem resultados de negócio mais rápidos. 

Segundo a empresa, a inovadora  solução vem juntar-se ao SAP Vora a aos SAP Cloud Platform Big Data Services como componentes-chave do sistema de inovação digital SAP Leonardo.