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SAS Global Forum | Visão 360 para um marketing que se quer inteligente 

* em Las Vegas

O objetivo do novo SAS Customer Intelligence 360 é ajudar os marketers a melhor lidarem com uma verdadeira dor de cabeça que dá pelo nome de dados fragmentados. Isto porque, habitualmente, a realidade de uma empresa é que os dados de email estão alojados numa solução, mas os comportamentos e interações na web são geridas em outra solução. Ou seja, falta uma visão global sobre um cliente, o que tem levado a uma falta de confiança nas capacidades de marketing digital das empresas.

Claro que tudo isto é potenciado pelo facto de, em média, os clientes interagirem, com 4,1 equipamentos, desde smartphones a portáteis. “E por isso hoje o grande desafio é precisamente lidar com estes dados fragmentados” disse numa apresentação aos jornalistas Wilson Raj, Global Director of Customer Intelligence. “Este é o grande cerne da questão”.

Outro desafio é, após colectar a informação, o que fazer com ela? Como utilizar todas estas interações e transformar em informação que resulte em saber o que o cliente está a fazer e o que o cliente vai fazer?

Por último, outra área de fragmentação salientada por Wilson Raj: a entrega da experiência. Seja em forma de email, uma promoção do retalhista ou uma chamada. “Quando olhamos para a fragmentação nestes três campos: dados, decisão e entrega, vemos que ainda há um longo caminho a percorrer. O que fizemos nos últimos meses é olhar para esta situação de uma forma completamente nova e construir um produto de raiz. E garantir que vai resolver a questão da fragmentação, como a gestão dos dados, a decisão e a entrega”.

O responsável afiança que esta é uma solução que serve tanto uma corporação como um pequeno negócio com a capacidade de gerir todos os dados que dizem respeito a “um” cliente. “Porque hoje já não podemos pensar em um grupo de clientes. É apenas um. Tem de ser apenas um”.

Ou seja, basicamente esta nova oferta é um hub de marketing digital intuitivo que agrega todos os dados disponíveis. O SAS defende que decisões mais inteligentes e personalizadas, potenciadas por analítica sofisticada, são fundamentais para fornecer uma melhor experiência ao cliente.

Numa primeira fase serão dois os módulos disponíveis. O SAS 360 Discover e o SAS 360 Engage. O primeiro providencia relatórios e perspetivas baseados nos dados comportamentais dos clientes quer na internet quer no mobile. Permite ainda incorporar informação do cliente para além da analítica da web, para assim entender os comportamentos individuais dos clientes à medida que ele forem interagindo com a marca.

Já o SAS 360 Engage permite aos utilizadores criar e optimizar a jornada digital do cliente.

O produto irá ser distribuído pela cloud via SaaS, estando previsto acrescentar novos módulos durante 2016.

Susana Marvão

Jornalista especializada em TIC desde 2000, é fã incondicional de todo o tipo de super-heróis e da saga Star Wars. É apaixonada pelo impacto que as tecnologias têm nas empresas.

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