Schneider Electric colabora com HPE em solução de micro data centers

A Schneider Electric anunciou uma parceria com a Hewlett Packard Enterprise (HPE) para a disponibilização do Micro Data Center HPE, que tem como objetivo satisfazer as necessidades dos clientes associados ao crescente volume de dados existente. A solução foi apresentada durante o Gartner Data Center, Infrastructure & Operations Management Conference em Las Vegas, EUA.

A solução de infraestrutura convergente fornece uma solução completa de infraestrutura de TI end-to-end, redes, armazenamento e gestão de TI numa arquitetura padronizada, que de acordo com as empresas, possibilita uma rápida implementação.

“O volume crescente de dados – em parte devido ao crescimento da IoT e dos dispositivos conectados – está a causar um efeito transformacional no mercado dos Centros de Dados e as tecnologias precisam de acompanhar essa evolução,” indicou, em comunicado, Kevin Brown, CTO da Divisão IT da Schneider Electric.

“Com o impacto crescente dos dados no desempenho dos Centros de Dados e sucesso de negócios, o edge computing emergiu como uma solução atrativa que possibilita a redução da latência e que vai ao encontro das necessidades de processamento da IoT, oferecendo, ainda, maior disponibilidade e fiabilidade. Os Micro Data Centers fornecem uma solução completa para as implementações na extremidade da rede, complementada com os componentes necessários de TI e de computação para ir ao encontro dos requisitos associados ao aumento do volume de dados e à procura de conectividade”, acrescentou o executivo.

O Micro Data Center HPE utiliza os softwares ConvergedSystems HPE e HyperConverged com acesso à cloud, bem como as HPE Edgeline Solutions de IoT e é construída dentro do SmartBunker FX da Schneider Electric. 

Disponível nas dimensões de 23U e 24U, o Micro Data Center HPE tem arrefecimento com 1N e 2N, gestão remota e é ideal para as empresas que têm pouco espaço.

As características físicas do Micro Data Center da HPE incluem:

  • Energia: UPS Symmetra com gestão remota e tempo de autonomia de 5 minutos, permitindo um encerramento remoto seguro;
  • Arrefecimento: InRow autónomo, com monitorização ativa DX, controlos e visor;
  • Monitorização: Software StruxureWare™ Data Center para gestão remota e monitorização em tempo real da temperatura, energia, acesso ao bastidor, fogo e vídeo;
  • Proteção: bloqueio de portas a 180 graus, em pontos múltiplos, sistemas de fecho NetBotz™ Rack Access com cartão magnético e monitorização ambiental e de segurança NetBotz;
  • Segurança: Construção em aço resistente ao fogo, paredes com isolamento térmico, atenuação de som e cabos de entrada selados.

A Schneider Electric e a HPE indicam que com esta solução, os clientes podem reduzir a latência e acrescentar rapidamente capacidade ao data center, ao mesmo tempo que possuem flexibilidade para enfrentar as novas exigências dos ambientes hibridos de TI.

“Parcerias no âmbito das TI e instalações bem-sucedidas estão no núcleo do desenvolvimento de soluções de edge computing,” disse Rick Einhorn, Vice Presidente de Data Center Consulting da HPE. “As contínuas colaborações com a Schneider Electric para fornecer verdadeiros Centros de Dados software-defined, através dos quais a componente operacional do Centro de Dados é gerida, fornecem a solução que as empresas estavam à procura.”

O Micro Data Center HPE já se encontra disponível em todo o mundo sendo que o seu valor vai depender das configurações escolhidas.