Schneider Electric participa no restauro da Catedral Notre-Dame

A parceria inclui doações em espécie e a transferência de conhecimentos sobre as soluções mais avançadas de gestão de energia.

A Schneider Electric e a instituição pública responsável pela reconstrução da Notre-Dame de Paris assinaram um acordo de patrocínio no qual a Schneider Electric se compromete a contribuir para o restauro da catedral através de doações em espécie e da transferência de conhecimentos.

O incêndio que danificou severamente a catedral a 15 de abril de 2019 desencadeou uma extraordinária onda de solidariedade na qual a Schneider Electric quis participar.

“É natural que a Schneider Electric participe neste tipo de ações para apoiar locais tão emblemáticos e prestigiados, tal como fizemos no passado para a Comédie Française ou a Antartic Station,” mencionou Gilles Vermot-Desroches, Director of Citizenship and Institutional Affairs da Schneider Electric.

Para a Notre-Dame de Paris, tal como em projetos anteriores, o compromisso da Schneider Electric é providenciar a sua experiência, equipamento e soluções de vanguarda. A empresa vai fornecer todo o equipamento necessário para alimentar o local no que toca a energia: a estação de transformação, todos os quadros elétricos e painéis de disjuntores e seus respetivos componentes.

O acordo inclui também um Bulding Management System (BMS), ou seja, todas as ferramentas para a gestão de energia e o controlo do consumo: sensores, controladores, PLCs, bus de comunicação e um software associado que irá permitir aos operadores otimizar a utilização e o consumo da energia nas instalações.

Adicionalmente, a Schneider Electric fornecerá também um inversor, um quadro de distribuição e iluminação de emergência.

Para além dos equipamentos, a empresa é ainda responsável pela manutenção dos sistemas de distribuição de energia elétrica do local, bem como pelo design, engenharia, comissionamento, programação dos sistemas instalados e formação dos futuros utilizadores.

Cédric Larcher, Senior Project Manager da Schneider Electric França, é responsável pela implementação e acompanhamento do projeto.

Para a Schneider Electric, participar no restauro da Catedral Notre-Dame de Paris não é só uma parceria técnica, mas também humana,” afirmou Jean-Pascal Tricoire, chairman e CEO da Schneider Electric: “Dá-nos a oportunidade de implementar as nossas soluções de gestão de energia mais seguras e inovadoras, colocando-as ao serviço de um lugar emblemático e estimado pelos cidadãos franceses e de todo o mundo”.

Os trabalhos no local vão começar dentro de poucos meses e vão assegurar o fornecimento de energia às instalações. O BMS tornará possível controlar e otimizar o consumo de energia do monumento, trazendo inovações do século XXI à catedral, património da humanidade e uma obra-prima da arte medieval.