Schneider lança solução IIoT para controlar rentabilidade em tempo real

A nova solução foi desenvolvida através de uma parceria com a Seeq e aplica análise de Big Data para avaliar o desempenho financeiro de uma operação industrial em tempo real, desde o nível de ativos em equipamento de uma fábrica, até à unidade de processo, área, local e níveis de atividade.

O EcoStruxure Profit Advisor pode estar instalado no local ou na cloud e usa algoritmos de contabilidade específicos de segmento da Schneider Electric para determinar a rentabilidade operacional e identificar potenciais melhorias.

“Muitas empresas estão a tornar-se bastante eficientes no controlo das suas operações em tempo real, todavia continuam a gerir o seu negócio de mês a mês. Este processo já não funciona,” indicou, em comunicado, Peter Martin, vice-presidente de inovação da Schneider Electric Process Automation.

“As variáveis de negócio estão a mudar tão rapidamente – às vezes ao minuto – que, no momento em que as empresas recebem atualizações dos sistemas de ERP que utilizam, a informação já não é relevante para as decisões de negócio que precisam de tomar ou que deviam ter tomado. Se querem mudar o jogo, precisam de controlar as outras variáveis de negócio em tempo real, incluindo a segurança, a sua fiabilidade e especialmente a sua rentabilidade operacional. O Profit Advisor permite-lhes isso” acrescenta o executivo.

Segundo a Schneider, o Profit Advisor deposita modelos de contabilidade em tempo real no Seeq Workbench para que se torne uma solução escalável, aplicável a vários segmentos e que permite também aos trabalhadores da fábrica ver e entender o ROI e valor de negócio para os quais contribuem as suas ações, atividades e ativos em tempo real.

Além disso, a solução, através de integração com o software de simulação e modelagem da Schneider Electric, capacita os engenheiros de processos a prever a rentabilidade das alterações que propõem. Isto vai ajudar a minimizar o risco do projeto e elimina desperdícios.

“Do nosso ponto de vista, a digitalização da indústria é uma verdadeira oportunidade para os nossos clientes. Estamos a adotar uma abordagem centrada no valor da IIoT porque sabemos que a nossa capacidade de inovar a todos os níveis pode ajudar os nossos clientes no controlo da produtividade e rentabilidade em tempo real. Essa é a única razão pela qual devemos falar da IIoT” , referiu Chris Lyden, vice-presidente sénior de Process Automation da Schneider Electric

“O Profit Advisor é a evolução natural da visão que apresentámos há vários anos. Desde então, temos demonstrado que estes modelos podem melhorar o valor da produção em pelo menos 3% e reduzir os custos energéticos e materiais em pelo menos 5%. Este tipo de melhorias aumentaram a rentabilidade do processo das fábricas em cerca de 12 milhões de dólares anuais ou mais. A nossa abordagem irá ajudar a converter os seus sistemas de controlo de processos e automação em motores industriais de rentabilidade”, conclui o responsável.

Mafalda Freire

Colaboradora da B!T, escreve sobre TI e faz ensaios. Esteve ligada à área de e-commerce durante vários anos e é fã de tecnologia, do Star Wars e de automóveis.

Recent Posts

Fortinet lança relatório sobre a evolução do ransomware em abril

A última edição do Ransomware Roundup destaca o KageNoHitobito e o DoNex como os ataques…

2 dias ago

Grupo Ricoh apresenta as mais recentes inovações

O evento destacou as mais recentes inovações da marca no que se refere às novidades…

3 dias ago

VTEX CONNECT EUROPA debate desafios do comércio digital

No próximo dia 7 de junho, todos os caminhos vão dar a Barcelona que recebe…

4 dias ago

Inovflow atinge os 6.5M € em volume de negócios em 2023

O valor do volume de negócios representa um crescimento de 16,5% face a 2022.

5 dias ago

Lenovo anuncia novo PC com IA

O equipamento foi projetado para os profissionais que necessitam de um desempenho de alto nível…

5 dias ago

Indra assina acordo com NTA no campo da bilhética

A solução melhora a experiência do utilizador com um design acessível e facilita o pagamento…

6 dias ago