Seis dicas de ouro para activar o seu negócio no Facebook

Opnião -  Rui Castro-01Estou aqui para vos escrever sobre marketing digital e para começar a abordar esta temática elegi o tema redes sociais ou, mais especificamente, o Facebook, uma vez que quando falamos de redes sociais temos forçosamente que referir aquela que mais cresce desde 2009.

Para fundamentar este facto poderia recorrer a um vasto conjunto de argumentos, mas prefiro centrar a minha atenção em apenas um muito relevante para o nosso país. Sabia que dos 7 milhões de portugueses entre os 13 e os 64 anos de idade que estão no Facebook, 2 milhões acedem diariamente a esta rede social, fazem cerca de 14 visitas diárias e ali passam 32 minutos do seu dia?

Outro facto que não deve esquecer é o da língua portuguesa ser a terceira língua mais falada no Facebook.

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Estes argumentos devem ser o bastante para que, como resolução de ano novo, considere seriamente dar início à sua estratégia de marketing digital no Facebook e para isso só tem que seguir 6 passos:

1. Crie uma página

Se tem um perfil para o seu negócio elimine-o ou converta-o numa página. A página é uma extensão activa do seu negócio. Certifique-se de que o seu horário de atendimento e os seus contactos estão sempre actualizados e coloque na foto de capa imagens alusivas a épocas festivas ou indutoras de consumo. Estes pequenos passos permitem que os visitantes se identifiquem com o seu negócio e acedam à sua página, através de desktops ou de dispositivos móveis

2. Publique posts com imagens e vídeos

Publicar conteúdo de imagem ou vídeo com qualidade é uma forma fácil de fazer o seu negócio ganhar vida no Facebook. Posts com imagens ou vídeos normalmente têm um bom nível de interacção. Outra ideia é criar um álbum de fotografias com imagens dos seus produtos, para que as pessoas possam visualizá-los antes de se dirigirem à loja para comprar.

3. Interaja com os clientes

É muito importante ser autêntico nas suas mensagens e responder àqueles que pedem informações sobre o seu negócio. Lembre-se que o seu trabalho não termina ao publicar algo, mas sim ao interagir com os seus clientes. Em dias anteriores a grandes eventos um ritmo constante de publicações ajuda a manter a sua marca no top of mind dos seus clientes. Certifique-se igualmente que destaca bem as melhores características do seu negócio, mas não se restrinja apenas a posts auto-promocionais ou de venda. Considere também divulgar informação que dê às pessoas algum tipo de valor acrescentado. Poderá, por exemplo, partilhar outras empresas da região ou conteúdos interessantes relacionados com o seu negócio.

4. Estabeleça ligação com o negócio offline

Para uma presença bem sucedida no Facebook a sua actividade offline é tão relevante quanto a sua actividade online. Existem formas simples e criativas para activar a sua página no Facebook no dia-a-dia do seu negócio e esta é uma das muitas possibilidades para alargar a base de fãs e, simultaneamente, interagir com os clientes numa perspectiva inovadora e geradora de valor nessa relação. Se tiver um restaurante poderá, por exemplo, incitar os empregados de mesa a informarem os seus clientes que está no Facebook e oferecer uma sobremesa aos que escreverem o seu perfil do Facebook no talão da conta do almoço.

5. Experimente fazer uma oferta no Facebook

Para pequenas empresas, publicar descontos ou ofertas especiais é uma óptima forma de passar ainda mais valor aos seus clientes. Poderá começar por dar um desconto aos clientes que mencionarem a sua página no Facebook quando forem à sua loja. Se pretender um maior alcance, o menu Oferta na sua página pode também divulgar promoções para um público além da sua base de fãs. Isto vai igualmente ajudar as pessoas a usufruírem das promoções, já que ao clicar nas mesmas receberão um e-mail com todos os detalhes necessários sobre como as obter.

6. Impulsione publicações importantes

Se para si é importante garantir que alcança as pessoas certas através dos seus posts, basta utilizar a ferramenta de segmentação das publicações impulsionadas e definir as características da população que interessa ao seu negócio. Impulsionar posts pode ajudar a atingir um público além dos seus fãs e aumentar a precisão. Poderá, por exemplo, direccionar as suas publicações para quem vive nas suas proximidades. Basta indicar o valor que pretende investir e o Facebook informa-o imediatamente da população que o seu post irá atingir. Com as mais recentes alterações implementadas pelo Facebook o alcance orgânico de uma publicação cai dos 16% para os 7,7%, o que aumenta a relevância dos post impulsionados.