Showroomprive abre candidaturas para prémios em moda ‘weareable’

Segundo a Showroomprive, um portal de comércio online de moda com descontos, o objetivo destes prémios é “reconhecer e potenciar o desenvolvimento de quatro projetos criados por empreendedores ou startups relacionados com o sector tecnológico e têxtil.” A empresa tem 1,1 milhões de utilizadores em Portugal e registou vendas de 15 milhões de euros no mercado nacional em 2014, tendo recebido o Prémio ACEPI Navegantes XXI para “Melhor Site eCommerce B2C.”

As categorias dos prémios WeAreAble (um jogo de letras entre Wearable e “we are able”, somos capazes) são as seguintes: Moda, Experiência, Relação e Especial. No final, um projeto receberá o Grand Prix, para distinguir o “mais disruptivo e inovador no seu conjunto.” O mote do evento é “quando tecnologias inventivas redesenham o futuro da moda.”

O prémio Moda distinguirá por isso projeto com maior potencial para reinventar a função original da moda; o de Experiência vai premiar a capacidade para transformar e prolongar a experiência de compra e/ou venda; o de Relação será para o empreendedor ou startup que seja capaz de criar novas emoções ou relações entre a marca e o cliente; e o Especial irá para o candidato capaz de surpreender, assombrar e inovar no seu posicionamento e conceito. 

Além da entrega dos prémios, a Semana da Inovação em Moda WeAreAble, que é organizada pela Showroomprive, mostrará a evolução da moda ao longo da história, com destaque para o papel das novas tecnologias na criação, produção e venda de moda. O evento vai decorrer na Gaite Lyrique, o centro de arte e de música moderna de Paris inaugurado há cinco anos, e destacará ainda a reinvenção permanente das ferramentas que intervêm nos processos de desenho, distribuição e consumo de moda. 

Outra porção interessante da Semana da Inovação é a Exposição sobre a Moda do Futuro, que vai apresentar tecidos com capacidade de expressão, roupas amigas do meio ambiente e outros produtos de investigação no sector.

Haverá ainda workshops divididos em três áreas – MeetUps, para o intercâmbio de desafios económicos da moda e do retalho, Talks, com oradores relevantes do sector da moda e Ateliers, focados na criação em espaços formativos e colaborativos.

As candidaturas portuguesas podem ser feitas no site dos prémios (disponível em inglês e francês).

Ana Rita Guerra

Jornalista de economia e tecnologia há mais de dez anos, interessa-se pelas ideias disruptivas que estão a mudar a forma como se consome e se trabalha. Vive em Los Angeles e tem um gosto especial por startups, música, papas de aveia e kickboxing.

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