Siemens investe 5 milhões de euros para impulsionar digitalização

Um investimento que será feito nos próximos dois anos.

O foco da empresa serão projetos de investigação e desenvolvimento nas áreas da energia e da mobilidade, entre outras iniciativas. Este anúncio foi feito hoje na presença da Secretária de Estado da Indústria, Ana Teresa Lehmann, no âmbito de um encontro sobre Digitalização com os principais clientes e parceiros da Siemens em Portugal.

Na área da energia um dos projetos a desenvolver será de “data analytics” aplicada à eficiência energética e o outro de acesso à energia sem necessidade de infraestrutura. Na mobilidade vai ser desenvolvido um sistema de carregamento inteligente para autocarros elétricos. Todos estes projetos têm como base tecnológica o MindSphere, o sistema operativo da Siemens para a Internet das Coisas.

A empresa vai ainda continuar a apostar na criação de espaços de experimentação para a indústria e de Laboratórios Aplicacionais para outras áreas como os edifícios ou a mobilidade.

“A Siemens é um parceiro incontornável no apoio à indústria portuguesa. Este investimento, em que temos vindo a trabalhar, é absolutamente estruturante para a Indústria 4.0 e é mais uma prova do forte compromisso da Siemens com Portugal e com a difusão da digitalização junto das PME portuguesas. E não poderia estar mais em linha com as políticas do governo para a Indústria”, disse Ana Teresa Lehmann, Secretária de Estado da Indústria”.

“Este investimento estratégico da Siemens em Portugal vem reforçar o desenvolvimento da economia nacional e será direcionado para tecnologias chave na digitalização do tecido empresarial português”, sublinhou Pedro Pires de Miranda, Presidente Executivo da Siemens Portugal.

 Investigação e Desenvolvimento

O projeto de “data analytics” é destinado essencialmente a grandes consumidores de energia que também sejam produtores, e permite a otimização do mix energético em cada momento, através da melhoria da estrutura de custos dos clientes. O segundo projeto permite garantir disponibilidade de energia em locais remotos, sem necessidade de infraestrutura de rede, um dos maiores desafios dos países em desenvolvimento onde a energia é essencial para o seu desenvolvimento socioeconómico.

O projeto de mobilidade desenvolverá sistemas de carregamento inteligente para autocarros elétricos. Esta solução pretende contribuir para uma otimização dos custos com energia mas também dos investimentos necessários. Os carregamentos inteligentes podem contribuir para a utilização de baterias de menor dimensão e permitem reduzir as necessidades de capacidade instalada da infraestrutura de energia.

Capacitação de recursos humanos

 Para atingir os objetivos de transformação digital, a Siemens Portugal vai também investir na capacitação dos recursos humanos, bem como na abertura de i-Experience Centers e de Laboratórios Aplicacionais.

Os i-Experience Centers visam apoiar o desenvolvimento de projetos que suportem a digitalização na indústria. Recorde-se que a primeira destas estruturas foi inaugurada em Fevereiro na sede da Siemens em Alfragide e visa a capacitação dos recursos humanos, bem como o desenvolvimento das suas competências digitais, e o apoio a diversas entidades, como start-ups ou universidades, no desenvolvimento de novas soluções para a indústria.

Para além disso, e com o objetivo de desenvolver novas tecnologias para as áreas da energia, infraestruturas para edifícios e mobilidade, estão a ser criados Laboratórios Aplicacionais onde as equipas da Siemens se juntam a clientes, parceiros, alunos e investigadores.

A Siemens mantém a estratégia de contratar 240 novos colaboradores, altamente qualificados, em Portugal até ao final do ano. As perspetivas, para 2019, vão no sentido de continuar a contratar nas áreas em que a empresa vindo a apostar e a crescer, como as tecnologias de informação ou a indústria 4.0. A Siemens tem ainda investido ativamente num programa avançado de formação e requalificação das suas pessoas na área da Digitalização aplicada às áreas de negócio.