Foi apresentada a nova versão do Programa Simplex 2022, que passa a integrar 48 novas medidas para simplificar processos e digitalizar serviços públicos, às empresas e cidadãos.
Entre as novidades a ter em conta está a introdução de autenticação biométrica, para serviços públicos à distância.
Assim sendo, passa a ser possível assegurar esta autenticação para ativar os certificados de assinatura digital do Cartão de Cidadão, ou para ativar a Chave Móvel Digital.
Mas a Administração Pública procura ainda assegurar que vão passar a ser enviadas faturas electrónicas, aos cidadãos e empresas, por e-mail diretamente a partir do programa de faturação.
O Simplex 2022 vem também eliminar licenças, autorizações e outros procedimentos que criem encargos para as empresas nas áreas do ambiente, do urbanismo e ordenamento do território, da indústria, comércio e serviços e da agricultura.
Na saúde, a desmaterialização de todas as requisições de meios complementares de diagnóstico e terapêutica é a grande novidade, permitindo ter acesso a resultados de exames por via da aplicação SNS24.
O Simplex 2022 integra ainda uma medida de simplificação dos processos de mudança de morada, por forma a que um único pedido de alteração chegue a todos os serviços públicos, desde a escola dos filhos aos serviços de saúde.
Outras importantes medidas estão disponíveis no site do Simplex.
A falha de energia que afetou também Espanha e outros países europeus ao longo do…
O seu percurso inclui funções na Accenture e na Microsoft, o que lhe confere uma…
A gama inclui PCs Copilot+, como as workstations móveis ThinkPad P14s Gen 6 AMD e…
Com este financiamento, a tecnológica irá desenvolver a nova solução de proteção digital para CEOs…
Os clientes do MEO poderão aceder gratuitamente, durante 12 meses, à versão avançada da plataforma…
A 351 Associação Portuguesa de Startups une-se a grandes nomes da tecnologia para lançar a…