Simplex 2022 já foi apresentado

Passa a ser possível assegurar a autenticação para ativar os certificados de assinatura digital do Cartão de Cidadão ou para ativar a Chave Móvel Digital.

Foi apresentada a nova versão do Programa Simplex 2022, que passa a integrar 48 novas medidas para simplificar processos e digitalizar serviços públicos, às empresas e cidadãos.

Entre as novidades a ter em conta está a introdução de autenticação biométrica, para serviços públicos à distância.

Assim sendo, passa a ser possível assegurar esta autenticação para ativar os certificados de assinatura digital do Cartão de Cidadão, ou para ativar a Chave Móvel Digital.

Mas a Administração Pública procura ainda assegurar que vão passar a ser enviadas faturas electrónicas, aos cidadãos e empresas, por e-mail diretamente a partir do programa de faturação.

O Simplex 2022 vem também eliminar licenças, autorizações e outros procedimentos que criem encargos para as empresas nas áreas do ambiente, do urbanismo e ordenamento do território, da indústria, comércio e serviços e da agricultura. 

Na saúde, a desmaterialização de todas as requisições de meios complementares de diagnóstico e terapêutica é a grande novidade, permitindo ter acesso a resultados de exames por via da aplicação SNS24.

O Simplex 2022 integra ainda uma medida de simplificação dos processos de mudança de morada, por forma a que um único pedido de alteração chegue a todos os serviços públicos, desde a escola dos filhos aos serviços de saúde. 

Outras importantes medidas estão disponíveis no site do Simplex.