A portuguesa, SISCOG otimiza segurança ferroviária holandesa

A SISCOG foi distinguida com o prémio Best Practice Paper Award, por um artigo científico elaborado em parceria com os caminhos-de-ferro holandeses (NS).

O reconhecimento teve lugar em Roterdão, entre os dias 19 e 23 de julho, na 13ª edição da CASPT – Conferência sobre Sistemas Avançados nos Transportes Públicos – tendo reunido a comunidade de investigadores, utilizadores e fornecedores na discussão de temas sobre o planeamento e operação de transportes.

O artigo, intitulado de Security crew scheduling at Netherlands Railways (Planeamento de pessoal de segurança nos caminhos-de-ferro holandeses), centra-se na otimização das equipas de segurança que controlam os comboios e estações holandesas.

Segundo a empresa fundada por João Pavão Martins e, Ernesto Morgado, esta ação visa desencorajar passageiros mais problemáticos, contribuindo para a redução dos riscos de segurança, e evitar que passageiros que viajem sem bilhete não cumpram o pagamento do mesmo.

Existem, no entanto, dois entraves à aplicação deste sistema, na medida em que a sua otimização apresenta resultados mais qualitativos do que quantitativos. Adicionalmente, o trabalho será alocado entre muitas alternativas possíveis na rede. A título de exemplo, cada equipa de segurança poderá ter milhões de possíveis trabalhos alternativos, sendo que muitos deles poderão sobrepor-se desnecessariamente com o trabalho de outras equipas.