Categories: Mobilidade

Smartphone da Kodak: boa aposta ou tiro no escuro?

A Kodak lançou, no decorrer da feira internacional CES 2015, o seu primeiro smartphone, o IM5. Com este dispositivo, a conhecida fabricante de produtos e soluções para a área fotográfica começará a dar os primeiros passos num universo dominado por titãs como a Apple e a Samsung.

Com o IM5, a empresa nova-iorquina respira fundo e prepara-se para mergulhar num mar que tem vindo a mostra-se cada vez mais pequeno para os grandes peixes que nele vivem.

O primeiro smartphone da Kodak conta com um ecrã de cinco polegadas Full HD (1920 x 1080), que em nada excede a definição oferecida pelos rivais iPhone 6 Plus e Galaxy s5, que exibem, também, um ecrã ligeiramente maior.

Relativamente à câmara, o IM5 oferece uma resolução de 13 megapixéis, face aos 16 do Galaxy s5. Contudo, o smartphone da Kodak consegue superar os oito MP da câmara traseira do iPhone 6 Plus. Sendo um aparelho que ostenta a marca de uma fabricante de renome da área fotográfica, esperava-se uma câmara mais poderosa do que aquela que o dispositivo exibe.

O IM5 é composto por um processador octa-core de 1,7 GHz, uma memória RAM de um gigabite e uma capacidade de armazenamento interno de oito GB, que pode ser ampliada com um MicroSD. Neste aspeto, o IM5 é amplamente ensombrado pelos mais recentes smartphones das concorrentes Samsung e Apple.

Assim, torna-se evidente que o smartphone da Kodak pouco (ou nada) traz de novo a um mercado cuja maturidade se aproxima muito da saturação, e onde a inovação é o segredo para o sucesso. Resta-nos, então, ver se a nova aposta da Kodak singra ou se se despenha pouco depois de ter levantado voo.

Anunciado na CES deste ano, que termina dia nove de janeiro, o IM5 deverá oficialmente chegar às prateleiras das lojas ainda nos primeiros três meses de 2015.

Filipe Pimentel

Formado em Ciências da Comunicação, tem especial interesse pelas áreas das Letras, do Cinema, das Relações Internacionais e da Cibersegurança. É incondicionalmente apaixonado por Fantasia e Ficção Científica e adora perder-se em mistérios policiais.

Recent Posts

Grupo Seresco fatura 3.5 milhões de euros em Portugal

A empresa registou um incremento de 52% das suas receitas em 2023, totalizando uma faturação…

1 dia ago

Kaspersky formou agentes da INTERPOL

Foi garantida formação aos agentes da INTERPOL, através do Kaspersky Expert Training, revelando novas estratégias…

3 dias ago

IA é rampa de lançamento para novo emprego

O objetivo é garantir o fornecimento de uma visão mais abrangente de como a Inteligência…

3 dias ago

Pagamentos de ransomware aumentaram 500% no último ano

A taxa de ataques de ransomware diminuiu ligeiramente, mas os custos de recuperação atingiram os…

4 dias ago

Alexandre Tesoni é o novo Chief Broking Officer da Aon Portugal

O profissional iniciou a sua carreira em 1998, em São Paulo, no Brasil, em grandes…

5 dias ago

E-Taco Lite pode suportar adeus definitivo ao Livrete Individual de Controlo

A solução permite o registo remoto da atividade dos trabalhadores móveis e acompanha os registos…

1 semana ago