Snapchat lança Spectacles, óculos que gravam e compartilham vídeos

O Snapchat mudou de nome e lançou seu primeiro produto de hardware. A empresa agora se chama “Snap” e o produto é o Spectacles, óculos para gravação e compartilhamento imediato de vídeo.

O Spectacles vão custar 130 dólares e é um vestível que parecem uns óculos de sol, mas com uma pequena câmara incluída. Terá apenas um tamanho e três cores, preto, azul e coral. Para ativar a gravação, o utilizador toca num botão e pode fazer um vídeo até 10 segundos.

Em entrevista ao Wall Street Journal, o CEO da Snap Evan Spiegel chama o Spectacles de “brinquedo.” E explica o motivo dessa criação: é que, ao contrário das câmaras dos smartphones, com esse wearable as lentes captam um ângulo de 115º, muito mais similar ao olho humano. É uma gravação circular e não retangular, algo que herdamos das fotos impressas em papel.

Por outro lado, se o utilizador tem as mãos livres, poderá filmar-se a si próprio a fazer todo o tipo de coisas, como brincar com animais.

Se isto parece familiar, é porque é exatamente o que a Google queria fazer com os Google Glass, um projeto wearable que acabou por ser cancelado – a companhia está a desenhar tudo de novo. Todavia, o preço do Spectacles é bem mais baixo e a popularidade do Snap bem maior; o Google Glass era usado sobretudo pelos geeks de Silicon Valley e investigadores.

Spiegel revelou que a empresa desenvolveu o vestível há mais de um ano. A sua distribuição inicial será limitada e acontecerá no outono, ainda sem data certa. Para enviar os vídeos, o óculos conectam-se ao smartphone.