SO de smartphones criam insegurança nos pagamentos eletrónicos

O Banco Central Europeu alertou para o facto de os atuais sistemas operativos de smartphones representarem um risco de segurança conforme mais consumidores adotam aplicações de pagamentos eletrónicos.

phone-walletOs pagamentos eletrónicos têm aumentado à medida que a adoção de smartphones também tem crescido, com as aplicações e as tecnologias de Near Field Communications a suportarem essas operações.

O BCE fez uma consulta sobre as orientações para a implantação de tecnologias de transações em mobilidade e destacou diversos desafios que precisam de ser abordados para melhorar a segurança das transações.

“Embora os tipos de pagamentos móveis recentemente introduzidos ainda estejam num estágio inicial de desenvolvimento e implantação, o uso da tecnologia móvel para pagamentos pode resultar em vulnerabilidades de segurança adicionais atribuíveis ao facto de a geração atual de dispositivos móveis e os seus sistemas operativos não terem sido projetados com a segurança dos pagamentos em mente”, refere o documento de consulta.

O BCE emitiu 14 propostas de recomendações às quais os fornecedores de serviços de pagamento deverão analisar. A criação de diretrizes de segurança formais e a implantação de garantias de que serão realizadas avaliações de risco regularmente fazem parte das recomendações.

A consulta faz parte do trabalho realizado pelo Fórum Europeu para a Segurança dos Pagamentos no Retalho, o qual procedeu anteriormente a consultas sobre a segurança dos pagamentos através da Internet.