Categories: Software

SOFIA2 da Indra potencia desenvolvimento de Smart Cities

A SOFIA2 da Indra é a plataforma que vai suportar o desenvolvimento de soluções e serviços para Cidades Inteligentes, no âmbito de um projeto europeu inserido no Programa Horizonte 2020. A iniciativa pretende criar uma rede de colaboração entre centros especializados em soluções e serviços que fomentem a evolução das tecnologias de quarta geração.

O Smart Cyber Physical Systems Engineering Labs, nome com o qual foi batizado o projeto, faz parte do Programa Quadro Europeu Horizonte 2020, e, como diz a Indra, tem como objetivo facilitar a experimentação de produtos e serviços e acelerar a transferência de tecnologia para a indústria europeia, com o objetivo de promover a sua competitividade”.

A Alemanha, a Suécia, a França, a Espanha e o Reino Unido são os países que integram esta coligação focada no futuro. Os esforços dos três primeiros incidem sobre a indústria automóvel, enquanto os do Reino Unido recaem sobre a sustentabilidade das urbes. Espanha, por seu lado, ficou encarregue do desenvolvimento de soluções para a otimização das infraestruturas das cidades modernas, sendo, assim, o “laboratório de Smart Cities para a Europa”, como diz a Indra.

A tecnológica espanhola ficará no leme dos trabalhos a ser desenvolvidos nos centros espanhóis de Cyber Physical Systems, que têm como missão “a experimentação e desenvolvimento de serviços para o cidadão digital que facilitem a comunicação entre o mundo físico e o virtual utilizando as capacidades da SOFIA2”.

Conta a Indra que esta sua plataforma promove a operabilidade entre vários dispositivos e sistemas, e processa e disponibiliza, em tempo-real, dados que alimentam aplicações de IoT, apoiadas em Big Data, Cloud, open source e multilinguagem.

A SOFIA2 está capacitada para suportar o desenvolvimento de soluções smart, seja ao nível das cidades, das redes energéticas, dos serviços de saúde, da indústria de retalho ou automóvel. Desta feita, a plataforma é a base sobre a qual assenta o projeto Corunha Smart City, o primeiro do seu género que visa a gestão completa e abrangente de uma cidade através de tecnologia.

Estima-se que o Smart Cyber Physical Systems Engineering Labs, avançou a Indra, tenha uma duração de três anos, e que a rede de centros que o constitui prolongue a sua atividade mesmo depois do projeto chegar ao fim.

Filipe Pimentel

Formado em Ciências da Comunicação, tem especial interesse pelas áreas das Letras, do Cinema, das Relações Internacionais e da Cibersegurança. É incondicionalmente apaixonado por Fantasia e Ficção Científica e adora perder-se em mistérios policiais.

Recent Posts

Fortinet lança relatório sobre a evolução do ransomware em abril

A última edição do Ransomware Roundup destaca o KageNoHitobito e o DoNex como os ataques…

3 dias ago

Grupo Ricoh apresenta as mais recentes inovações

O evento destacou as mais recentes inovações da marca no que se refere às novidades…

4 dias ago

VTEX CONNECT EUROPA debate desafios do comércio digital

No próximo dia 7 de junho, todos os caminhos vão dar a Barcelona que recebe…

4 dias ago

Inovflow atinge os 6.5M € em volume de negócios em 2023

O valor do volume de negócios representa um crescimento de 16,5% face a 2022.

5 dias ago

Lenovo anuncia novo PC com IA

O equipamento foi projetado para os profissionais que necessitam de um desempenho de alto nível…

5 dias ago

Indra assina acordo com NTA no campo da bilhética

A solução melhora a experiência do utilizador com um design acessível e facilita o pagamento…

6 dias ago