Solução da Dimesion Data otimiza centros de dados

A Dimension Data lançou uma nova solução que ajuda as empresas a migrarem os seus negócios para os centros de dados. A Data Centre Development Model é uma ferramenta que permite que as empresas conheçam melhor as suas infraestruturas e concebam centros de dados mais ágeis.

data center

Com esta nova solução, a Dimension Data quer dotar as empresas das munições necessárias para singrarem em mercados onde o crescendo da competitividade dita, austeramente, o sucesso e o fracasso dos negócios. Como tal, a Data Centre Developmente Model, como indicia o próprio nome, visa permitir que as empresas aprimorem os seus centros de dados, “especialmente no que diz respeito aos tempos de resposta às necessidades de negócio atuais”, diz Steve Joubert, da Dimension Data, em comunicado.

A tecnológica acredita que o surgimento de um novo paradigma de data center, fruto dos constantes avanços científico-tecnológicos, obriga a que as empresas olhem para as redes, para a segurança que lhes é devida e para as soluções cloud como peças de um mesmo puzzle, e não como elementos isolados.

São muitas as empresas cujas divisões de TI não adotaram ainda uma perspetiva integrada destas peças, pelo que falham no momento de tentar perceber quais os impactos concretos que os seus projetos têm sobre os vários vértices que compõem a sua infraestrutura, onde estão incluídos os centros de dados.

Reconhecendo como um esforço hercúleo a tarefa de conceção de uma estratégia de migração eficiente e exequível, a Dimension Data está também ciente de que “os projetos que privilegiam a virtualização e a convergência das infraestruturas, mas que não possuem uma estratégia predefinida e uma análise de toda a estrutura de rede existente, arrastam consigo custos três vezes mais elevados”.

Joubert afirma que foi com estes desafios em mente que foi criada a Data Center Development Model, que presta auxílio às empresas que pretendam implementar novos modelos de operação e ingressar na nova geração de centros de dados.

A solução permite, então, que as empresas identifiquem as falhas existentes na sua infraestrutura, indica o modelo operacional mais rentável a ser aplicado ao centro de dados, sugere a melhor abordagem à exploração da cloud pública, e ajuda a garantir a segurança ao longo de todo o processo de transformação.