Solução de reporting da Novabase escolhida por oito instituições financeiras

O Symetria acaba de ser escolhido pelo Bankinter, EuroBic, Novo Banco, Parvalorem e Wizink como ferramenta de report à nova Central de Responsabilidades de Crédito do Banco de Portugal. A solução simplifica as obrigações de reporting e compliance, garantindo o cumprimento das obrigações do quadro regulatório e dispõe de funcionalidades de análise e gestão de risco.

O Symetria permite gerir e monitorizar todo o processo de consolidação da informação que tem de ser reportada à Central de Responsabilidades do Banco de Portugal, dando suporte às instituições financeira de modo a garantir o cumprimento dos protocolos impostos pelo regulador e a assegurar que essas organizações têm acesso à informação das responsabilidades de crédito dos seus clientes.

A solução responde, assim, às novas exigências do AnaCredit (Analytical Credit Dataset), uma nova base de dados com informação detalhada a nível individual sobre empréstimos bancários na zona Euro e que está de acordo com os critérios funcionais definidos pelo Banco Central Europeu (BCE).

Basicamente, a ferramenta da Novabase facilita o report de mais informação e mais detalhe, de forma a que as instituições cumpram as suas obrigações regulatórias com o mínimo de custos e riscos.

“Esta ferramenta adequa-se às necessidades atuais das instituições financeiras pois permite cumprir os critérios determinados pelo Banco Central Europeu e as obrigações do Banco de Portugal, garantindo o cumprimento das obrigações regulatórias com o mínimo de custos e riscos. O Symetria foi desenvolvido com o objetivo de melhorar os níveis de transparência dos sistemas financeiros, como o report de dados, em conformidade com o empenho dos reguladores bancários e os mercados financeiros a nível mundial mas, sobretudo, na Europa”, refere Afonso Mota, Executive Director na Novabase.

Além do Bankinter, EuroBic, Novo Banco, Parvalorem e Wizink, o Symetria está a ser utilizado pelo Millennium bcp, Cofidis e Banco CTT, o que faz com sejam já oito, as instituições financeiras a beneficiar desta solução tecnológica.