Sonae E Ventures financia empresas com projetos em e-commerce

A Sonae E.Ventures vai financiar empresas que tenham projetos na área do e-commerce. A iniciativa de capital de risco prevê apoiar cinco ideias já em 2014 com investimentos até 500 mil euros por projeto.

comercio_eletronico_2012Criada em junho deste ano, a Sonae E.Ventures já realizou várias iniciativas junto de incubadoras, universidades e outras organizações focadas no empreendedorismo, captando projetos que possam vir a ser financiados. O foco vai para negócios que estejam em crescimento na área de retalho e que demonstrem ambição para internacionalizar.

O diretor da empresa, Eduardo Piedade, revelou o principal objetivo da iniciativa: ajudar a desenvolver o mercado. “Temos bastantes empreendedores em Portugal, com competências, mas não há tantos projetos como gostaríamos”, diz o responsável.

O diretor da capital de risco admite até financiar negócios que são concorrentes. “Temos de potenciar investimentos nesta área para potenciar a empresa como um todo”, defende.

A parte central do negócio a apoiar será o e-commerce. Relativamente ao investimento definido de 500 mil euros, este pode ser ultrapassado caso seja considerado necessário e pode ainda haver co-investimento de outros parceiros.

Os empreendedores que estiverem interessados devem apresentar as suas ideias no site da capital de risco, havendo depois um processo de seleção de sete passos, em que o primeiro feedback é dado entre três a quatro semanas e havendo a possibilidade de formar uma parceria num prazo de seis meses.

Eduardo Piedade refere que este tem de ser “um negócio de comércio eletrónico, com um modelo inovador, disruptivo onde exista espaço para um novo player, com uma equipa de empreendedores ambiciosa e com competências para levar o projeto para a frentes e numa área onde a Sonae possa trazer competências acrescentadas que não se limitam ao mero financiamento de capital”.