Categories: Segurança

Sony decide exibir filme só em alguns cinemas

A Sony Pictures decidiu permitir a exibição da polémica longa-metragem “Uma Entrevista de Loucos” em algumas salas de cinema. Há menos de uma semana, a produtora cinematográfica embargara a apresentação do filme, depois de hackers norte-coreanos, apoiados por Pyongyang, terem-no publicado na Internet e ameaçado com ciberataques aqueles que não acatassem as suas exigências.

O retrocesso na decisão da Sony foi fortemente motorizado pelos apelos lançados por salas de cinema independentes que faziam questão em não ceder às exigências dos cibercriminosos. Já as grandes cadeias de cinema mantêm a sua posição, avançando que a exibição do filme poria em causa a sua segurança cibernética.

O diretor executivo da Sony Pictures, Michael Lynton, disse que a empresa, apesar de ter suspendido o lançamento do filme que satiriza o assassínio do líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, nunca desistira da difusão da obra cinematográfica protagonizada por Seth Rogen e James Franco.

Num estádio inicial, a Sony Pictures não via com bons olhos a exibição do filme somente num grupo restrito de cinemas, mas depois de ter sido pressionada pelos distribuidores independentes, cedeu, nunca deixando de referir que está empenhada em encontrar formas alternativas de dar a conhecer ao mundo a longa-metragem de 44 milhões de dólares.

Depois da decisão de não revelar o filme, o Presidente Barack Obama censurou a Sony pela ação que tomou, dizendo que não deveria ter aquiescido às exigências de marginais que intentam intimidar o governo norte-americano e forçar num Estado democrático a implementação de um clima de censura.

Esta semana, Washington inequívoca e oficialmente acusou o governo norte-coreano de atentar contra a nação norte-americana, e assegurou que retaliará com igual força, quando e como considerar mais adequado.

O filme “Uma Entrevista de Loucos” deverá estrear nos (poucos) cinemas no dia de Natal.

Filipe Pimentel

Formado em Ciências da Comunicação, tem especial interesse pelas áreas das Letras, do Cinema, das Relações Internacionais e da Cibersegurança. É incondicionalmente apaixonado por Fantasia e Ficção Científica e adora perder-se em mistérios policiais.

Recent Posts

Apagão deixa Portugal sem telecomunicações

A falha de energia que afetou também Espanha e outros países europeus ao longo do…

4 dias ago

Rui Vieira responsável da Celfocus pela parceria com a Microsoft

O seu percurso inclui funções na Accenture e na Microsoft, o que lhe confere uma…

5 dias ago

Lenovo apresenta novo portefólio de produtos

A gama inclui PCs Copilot+, como as workstations móveis ThinkPad P14s Gen 6 AMD e…

1 semana ago

Bright Pixel em ronda de financiamento

Com este financiamento, a tecnológica irá desenvolver a nova solução de proteção digital para CEOs…

1 semana ago

MEO e Perplexity AI junto em parceria para IA

Os  clientes do MEO poderão aceder gratuitamente, durante 12 meses, à versão avançada da plataforma…

2 semanas ago

Em Maio nasce a Startuppers

A 351 Associação Portuguesa de Startups une-se a grandes nomes da tecnologia para lançar a…

2 semanas ago