Sony prepara lançamento de PlayStation VR

A Sony prepara-se para lançar os óculos de realidade virtual PlayStation VR na próxima semana, e por isso publicou uma extensa sessão de perguntas e respostas para entusiasmar os potenciais compradores.

A empresa japonesa é a última das “grandes” a lançar hardware para realidade virtual, depois de Facebook (Oculus Rift) e HTC (Vive). O PlayStation VR é mais barato que os dois concorrentes diretos, com preço de lançamento de 399 euros.

As primeiras críticas de especialistas ao headset de realidade virtual já estão a chegar e na maioria das vezes são bastante positivas.

A Sony está agora a dar todos os detalhes que os utilizadores precisam de saber na hora de decidir se querem apostar no novo sistema para jogos. Por exemplo, o PlayStation VR só deve ser usado a partir dos 12 anos de idade. Haverá 50 jogos específicos até ao final do ano, mas “centenas” estão a ser desenvolvidos.

A empresa também avisa que o utilizador deverá fazer pausas de 15 minutos por cada hora que estiver a jogar, “devido a intensidade de algumas experiências em realidade virtual”, e não recomenda que ande enquanto joga – é mais seguro jogar sentado.

Também será necessário adquirir a PS Camera para usar o PSVR, tanto como acessório separado ou através do bundle que custa 499 dólares

As três vagas de pré-vendas que a empresa lançou esgotaram as unidades nos Estados Unidos, mas o lançamento no retalho acontecerá na próxima quinta-feira e já vai cobrir mais de vinte países – Reino Unido, Irlanda, França, Alemanha, Áustria, Suíça, Espanha, Portugal, Itália, Bélgica, Holanda, Luxemburgo, Austrália, Nova Zelândia, Polónia, Emirados Árabes, Arábia Saudita, Dinamarca, Suécia, Noruega, Finlândia, Rússia e República Checa.