Categories: CyberwarSegurança

Sophos antevê técnicas de ataque baseadas em IA

A Sophos divulgou dois relatórios sobre a utilização da Inteligência Artificial (IA) no cibercrime.

O primeiro demonstra como, no futuro, os impostores poderão tirar partido de tecnologias de IA Generativa como o ChatGPT para cometer fraudes em grande escala, mesmo tendo competências técnicas mínimas.

No entanto, o segundo relatório concluiu que, apesar do potencial da IA, em vez de adotarem grandes modelos de linguagem (LLMs) como o ChatGPT, alguns cibercriminosos estão céticos e até preocupados com a utilização da IA nos seus ataques.

Utilizando um modelo simples de e-commerce e ferramentas LLM como o GPT-4, a equipa Sophos X-Ops conseguiu criar um website totalmente funcional com imagens, áudio e descrições de produtos gerados por IA, bem como um login falso no Facebook e uma página de checkout falsa para roubar as credenciais de login e os detalhes dos cartões de crédito dos utilizadores.

Criar e operar o website exigiu um conhecimento técnico mínimo e, utilizando a mesma ferramenta, a Sophos X-Ops foi capaz de criar, em minutos, centenas de websites semelhantes recorrendo a um botão.

“É natural – e expectável – que os criminosos se voltem para as novas tecnologias de automatização. A criação original de e-mails de spam foi um passo fundamental na tecnologia de fraude porque alterou a escala do seu espaço de manobra. As novas tecnologias de IA vão fazer o mesmo: se existir uma tecnologia que consiga criar ameaças completas e automatizadas, vão acabar por utilizá-la”, disse Ben Gelman, senior data scientista da Sophos.

“No entanto, parte da razão pela qual realizámos estas investigações foi para nos anteciparmos aos criminosos. Ao criar um sistema para a criação de websites fraudulentos em grande escala que é mais avançado do que as ferramentas que os criminosos utilizam atualmente, temos uma oportunidade única para analisar e nos prepararmos para esta ameaça antes que ela prolifere”, acrescentou ainda.

Para a investigação sobre as atitudes dos atacantes em relação à IA, a Sophos X-Ops examinou discussões relacionadas com LLM em quatro importantes fóruns da dark web. Embora a utilização de IA pelos cibercriminosos pareça estar numa fase inicial, estão a discutir o seu potencial no que diz respeito à engenharia social. A Sophos X-Ops já testemunhou a utilização de IA em golpes baseados em romance e criptomoedas.

Para além disso, a Sophos X-Ops descobriu que a maioria dos posts estava relacionada com a venda de contas ChatGPT comprometidas e “jailbreaks” – formas de contornar as proteções incorporadas nos LLMs, para que os cibercriminosos possam usá-los para fins maliciosos.

Bit Magazine

Recent Posts

Kaspersky formou agentes da INTERPOL

Foi garantida formação aos agentes da INTERPOL, através do Kaspersky Expert Training, revelando novas estratégias…

12 horas ago

IA é rampa de lançamento para novo emprego

O objetivo é garantir o fornecimento de uma visão mais abrangente de como a Inteligência…

1 dia ago

Pagamentos de ransomware aumentaram 500% no último ano

A taxa de ataques de ransomware diminuiu ligeiramente, mas os custos de recuperação atingiram os…

2 dias ago

Alexandre Tesoni é o novo Chief Broking Officer da Aon Portugal

O profissional iniciou a sua carreira em 1998, em São Paulo, no Brasil, em grandes…

3 dias ago

E-Taco Lite pode suportar adeus definitivo ao Livrete Individual de Controlo

A solução permite o registo remoto da atividade dos trabalhadores móveis e acompanha os registos…

6 dias ago

Microsoft apresenta Responsible AI Transparency Report

A Microsoft desenvolveu 30 ferramentas de IA responsável que incorporam mais de 100 funcionalidades que…

1 semana ago