Suse apresenta OpenStack Cloud Monitoring

A solução open source, baseada no projeto Monasca OpenStack, quer torna mais fácil a monitorização e análise da performance das clouds privadas, simplificando a sua, usualmente, complexa configuração e gestão.

A empresa de soluções Linux apresentou o Suse OpenStack Cloud Monitoring, totalmente escalável, com o intuito de ajudar as organizações com clouds privadas a aumentarem a sua fiabilidade, níveis de serviço e reduzir custos.

«Os desenvolvimentos OpenStack produzem muitos dados complexos e monitorizáveis», disse, em comunicado, Michael Miller, presidente de Strategy, Alliances e Marketing da Suse. “À medida que os clientes avançam para a produção em larga escala, necessitam de ferramentas operacionais para manter a sua cloud privada. O projeto Monasca torna estes dados geríveis e avaliáveis para os donos das empresas. Temos trabalhado muito de perto com a Fujitsu e outras organizações para acrescentar esta funcionalidade ao Suse OpenStack Cloud”, acrescentou o executivo.

“Os engenheiros da Fujitsu trabalharam de perto com os da Suse e outros da comunidade OpenStack no projeto Monasca para criar uma solução que proporcionasse os meios para recolher, armazenar, apresentar e analisar dados de um sistema de produção OpenStack. O Suse OpenStack Cloud Monitoring é fruto da nossa colaboração próxima e reflete o nosso forte compromisso para continuar a levar ao mercado soluções open source production-ready”, indicou Katsue Tanaka, SVP da Fujitsu, Chefe da Platform Software Business Unit.

Entre as funcionalidades da nossa solução incluem-se:

• Um único dashboard para gerir, acompanhar, monitorizar e otimizar ambientes cloud privados OpenStack

• A capacidade para identificar problemas antecipadamente, com o processamento complexo de eventos OpenStack, métricas, pesquisa avançada de gráficos e análise histórica de dados, com recurso ao dashboard.

• Uma solução open source completa que reduz custos e aumenta a flexibilidade, evitando o risco de vendor lock-in frequentemente associado às soluções proprietárias.