Swatch lança smartwatch no verão

O diretor executivo da Swatch revelou que a fabricante suíça vai lançar um smartwatch com funcionalidades de pagamento, este verão em dois países. A empresa, à semelhança das suas congéneres, está a procurar deitar mão a um quinhão do mercado dos relógios inteligentes, dominado pelos grandes nomes do mundo tecnológico.

swatch nick hayek

O CEO Nick Hayek, citado pelo Wall Street Journal, revelou que a Swatch vai estrear-se no seu mercado doméstico e num outro “grande país”, sem avançar grandes pormenores.

Apesar das informações escassas, que não passam de um mero teaser para indicar que a empresa está a ganhar impulso para tomar de assalto o mercado dos relógios inteligentes e recuperar a liderança, pensa-se, de acordo com o website Mobile World Live, que este país-mistério seja a China ou os Estados Unidos, sendo ambos uma importante fonte de receitas para a Swatch. Consta que a fabricante suíça já assinou um contrato com uma entidade bancária chinesa, a China Unionpay.

O anúncio da Swatch é um indicador claro de que as fabricantes tradicionais de relógios estão a ver o dia a escurecer e que está na altura de explorar novos mercados, novas fontes de receitas e novas oportunidades de negócio para conseguirem conservar a sua relevância e não serem eclipsadas no seu setor nativo por forasteiras da área tecnológica.

Mas persistem algumas dúvidas quanto à exequibilidade destes planos. Já em fevereiro Hayek havia comunicado que dentro de três meses – em maio, portanto – seria lançado um relógio inteligente com o cunho da Swatch. Tal, evidentemente, não veio a verificar-se.

Equaciona-se que o relógio da empresa suíça esteja equipado com tecnologia de comunicação por campo de proximidade (NFC), permitindo pagamentos através do wearable.