Categories: Mobilidade

Swatch lança smartwatch no verão

O diretor executivo da Swatch revelou que a fabricante suíça vai lançar um smartwatch com funcionalidades de pagamento, este verão em dois países. A empresa, à semelhança das suas congéneres, está a procurar deitar mão a um quinhão do mercado dos relógios inteligentes, dominado pelos grandes nomes do mundo tecnológico.

O CEO Nick Hayek, citado pelo Wall Street Journal, revelou que a Swatch vai estrear-se no seu mercado doméstico e num outro “grande país”, sem avançar grandes pormenores.

Apesar das informações escassas, que não passam de um mero teaser para indicar que a empresa está a ganhar impulso para tomar de assalto o mercado dos relógios inteligentes e recuperar a liderança, pensa-se, de acordo com o website Mobile World Live, que este país-mistério seja a China ou os Estados Unidos, sendo ambos uma importante fonte de receitas para a Swatch. Consta que a fabricante suíça já assinou um contrato com uma entidade bancária chinesa, a China Unionpay.

O anúncio da Swatch é um indicador claro de que as fabricantes tradicionais de relógios estão a ver o dia a escurecer e que está na altura de explorar novos mercados, novas fontes de receitas e novas oportunidades de negócio para conseguirem conservar a sua relevância e não serem eclipsadas no seu setor nativo por forasteiras da área tecnológica.

Mas persistem algumas dúvidas quanto à exequibilidade destes planos. Já em fevereiro Hayek havia comunicado que dentro de três meses – em maio, portanto – seria lançado um relógio inteligente com o cunho da Swatch. Tal, evidentemente, não veio a verificar-se.

Equaciona-se que o relógio da empresa suíça esteja equipado com tecnologia de comunicação por campo de proximidade (NFC), permitindo pagamentos através do wearable.

Filipe Pimentel

Formado em Ciências da Comunicação, tem especial interesse pelas áreas das Letras, do Cinema, das Relações Internacionais e da Cibersegurança. É incondicionalmente apaixonado por Fantasia e Ficção Científica e adora perder-se em mistérios policiais.

Recent Posts

Apagão deixa Portugal sem telecomunicações

A falha de energia que afetou também Espanha e outros países europeus ao longo do…

3 dias ago

Rui Vieira responsável da Celfocus pela parceria com a Microsoft

O seu percurso inclui funções na Accenture e na Microsoft, o que lhe confere uma…

4 dias ago

Lenovo apresenta novo portefólio de produtos

A gama inclui PCs Copilot+, como as workstations móveis ThinkPad P14s Gen 6 AMD e…

1 semana ago

Bright Pixel em ronda de financiamento

Com este financiamento, a tecnológica irá desenvolver a nova solução de proteção digital para CEOs…

1 semana ago

MEO e Perplexity AI junto em parceria para IA

Os  clientes do MEO poderão aceder gratuitamente, durante 12 meses, à versão avançada da plataforma…

2 semanas ago

Em Maio nasce a Startuppers

A 351 Associação Portuguesa de Startups une-se a grandes nomes da tecnologia para lançar a…

2 semanas ago