Tecnologia da NEC prevê áreas com risco de presença de minas terrestres

A elevada precisão da previsão, na casa dos 90%, pode contribuir para uma remoção mais segura, rápida e eficiente de minas terrestres.

NEC Corporation realizou com sucesso experiências com IA para prever a probabilidade de minas terrestres estarem enterradas em determinadas áreas.

Este projeto foi desenvolvido para contribuir para a redução de vítimas de minas terrestres e para apoiar a sua remoção segura, rápida e eficiente.

Como resultado deste trabalho, foi confirmado que a localização mais provável de minas terrestres pode ser prevista com um elevado grau de precisão (cerca de 90%). Este trabalho foi conduzido como parte de um projeto de cocriação com o Comité Internacional da Cruz Vermelha (CICV), que teve início em junho de 2021.

As minas terrestres são frequentemente colocadas de modo a serem difíceis de detetar e, por estarem enterradas em áreas onde pessoas e veículos passam frequentemente, continuam a representar uma ameaça à vida humana, mesmo depois de os conflitos terem terminado.

Em 2021, o número de baixas causadas por Resíduos Explosivos de Guerra (ERW), tais como bombas de fragmentação e minas terrestres, atingiu 5.554 em todo o mundo, sendo a maioria dessas baixas civis, segundo dados do  inquérito da ONG internacional “Landmine and Cluster Munition Monitor“.

Para este projeto, a NEC recebeu dados abertos do CICV, tais como informação geográfica e geológica, dados que incluíam a localização de habitações e edifícios importantes, bem como relatórios dos residentes.

A IA da NEC selecionou e analisou então a informação para prever áreas com uma elevada probabilidade de presença de minas terrestres. Com base na informação sobre áreas de conflito, a NEC utilizou esta tecnologia para alcançar uma taxa de correspondência de previsão de aproximadamente 90%, com as previsões a indicar tanto as áreas prováveis de presença de minas terrestres, como as áreas que provavelmente estão livres de minas terrestres.

Como resultado, será possível que o pequeno número de peritos e pessoal de remoção de minas em todo o mundo possa analisar áreas maiores de terreno, de forma mais rápida e com um custo mais baixo.

As primeiras fases de remoção de minas, requerem habitualmente muitas pessoas e muito tempo para analisar grandes quantidades de dados e informações. Ao utilizar a IA para classificar (ou “harmonizar”) estes dados e informações, os peritos humanos podem concentrar-se na tomada de decisões sobre onde conduzir a remoção de minas terrestres da forma mais eficiente.

No futuro, o sistema irá incorporar também novas fontes de dados, tais como a deteção remota (por exemplo, dados recolhidos por drones e satélites), para melhorar ainda mais a velocidade e precisão das previsões.

Além disso, até março de 2024, a NEC pretende fornecer aos governos e às organizações internacionais de todo o mundo, uma solução de previsão de minas terrestres baseada em IA.