Telebras e IslaLink querem ligar a América Latina à Europa com cabo submarino

A iniciativa pretende desenvolver e implementar um novo cabo submarino que ligue a América do Sul à Europa, sendo operado por ambas as regiões. O cabo terá mais de 30 terabits por segundo (Tbps) de capacidade e exigirá um investimento da ordem de 185 milhões de dólares.A Telebras terá 35% de participação no projeto, que será tocado por meio de uma joint venture. Já a IslaLink fica com mais 45% do negócio. Os 20% restantes serão de propriedade de um terceiro acionista brasileiro, que ainda não foi definido.

O cabo terá quase 6 mil quilómetros de extensão e sairá da cidade brasileira de Fortaleza para aportar em Portugal, nas cidades de Seixal ou Lisboa, o que também ainda não está definido. A previsão é de que a implementação do projeto seja concluída até o início de 2018.

Após a assinatura do acordo, o ministro das Comunicações do Brasil, Ricardo Berzoini, afirmou, durante uma conferência de imprensa, que um dos objetivos da estrutura é aumentar a segurança no transporte de dados entre os dois continentes. “A legislação europeia sobre dados é bastante importante para assegurar a proteção de informações de maneira ampla”.

Segundo o presidente da Telebras, Jorge Bittar, os investimentos iniciais da empresa no projeto terão como fonte alguns aportes do Tesouro Nacional. Ele assegurou que os recursos não serão limitados, “pois o projeto é prioritário para a presidente Dilma Rousseff”.

*Amauri Vargas é jornalista da B!T no Brasil

Amauri Vargas

É repórter especializado em TI e Telecom há pouco mais de um ano, mas gosta do assunto há bastante tempo. Com passagens por redações como a do Jornal DCI e do Sistema Brasileiro de Televisão (SBT), já foi redator de economia e negócios da Agência Estado e Social Media de uma multinacional de RH. Não dispensa cafézinho com uma fonte e confia em qualquer encontro no qual descubra algo novo, mesmo que não seja exatamente o que procurava a princípio.

Recent Posts

Pagamentos de ransomware aumentaram 500% no último ano

A taxa de ataques de ransomware diminuiu ligeiramente, mas os custos de recuperação atingiram os…

1 dia ago

Alexandre Tesoni é o novo Chief Broking Officer da Aon Portugal

O profissional iniciou a sua carreira em 1998, em São Paulo, no Brasil, em grandes…

2 dias ago

E-Taco Lite pode suportar adeus definitivo ao Livrete Individual de Controlo

A solução permite o registo remoto da atividade dos trabalhadores móveis e acompanha os registos…

5 dias ago

Microsoft apresenta Responsible AI Transparency Report

A Microsoft desenvolveu 30 ferramentas de IA responsável que incorporam mais de 100 funcionalidades que…

6 dias ago

Colt Technology Services reforça investimento na sua rede global

Estratégia de expansão inclui a nova infraestrutura digital IP Transit de 400G que liga Frankfurt,…

1 semana ago

GALP abre portas a nómadas digitais e empreendedores

A Coworking Thursdays irá realizar-se nos novos escritórios da Galp e mais de 50 nómadas…

1 semana ago