Teradata lança “Connection Analytics”

A Teradata, empresa especializada em plataformas, aplicações de marketing e serviços de análises de dados apresentou na Partners Conference, que decorreu em Nashville, a Connection Analytics – uma ferramenta criada pela Plataforma de Descoberta Teradata Aster. 

Big Data

Segundo a empresa, a Connection Analytics oferece uma nova analítica baseada em dados que permitem descobrir as relações e influências existentes entre pessoas, produtos e processos. “A Teradata fornece esta analítica numa solução simples, pré-construída e pronta para ser executada. Além disso garante mais conhecimento e oferece uma visão mais completa das conexões existentes”, lê-se no comunicado enviado à imprensa.

No mundo digital tudo está conectado, mas as conexões nem sempre são evidentes. Compreender as conexões existentes numa rede acaba com as conjunturas e proporciona às empresas resultados tangíveis. Anteriormente, analisar o fluxo de influência dentro das redes e entre as redes era díficil e dispendioso, pois eram necessários sistemas especializados, capacidades únicas e obrigava a unir algoritmos para descobrir estas relações interligadas.

“É a primeira vez que está disponível este tipo de análise a nível empresarial. A Connections Analytics da Terada oferece análises de alto rendimento que abrem uma nova dimensão à analítica Big Data”, explica Tony Baer, analista principal da Ovum.

Esta nova ferramenta oferece análises avançadas de vários conjuntos de dados diferentes, a grande escala e sem necessidade de um grande investimento de tempo, dinheiro e recursos. É desenvolvida na Plataforma de Descoberta Teradata Aster e conta com os motores MapReduce e Graph complementados com mais de 100 algoritmos pré-concebidos. “Com a Connection Analytics da Teradata as empresas podem conhecer quais os vínculos e relações existentes, o que as possibilita de criar campanhas de marketing mais efetivas, que evitem a perda de clientes e que oferecem a melhor experiência ao cliente”.

“A Teradata alterou o jogo. Através da combinação de técnicas de análise de última geração – como gráficos e a apredizagem automática – e colocando os resultados diretamente nas mãos de todos os utiliadores do negócio da empresa”, comenta Scott Gnau, Presidente da Teradata Labs. “A Connection Analytics da Teradata oferece análises avançadas de dados científicos há muito necessárias e a possibilidade de extender esta capacidade a todos os analistas de negócio da empresa”, acrescenta.

Com a Connection Analytics, as empresas podem:

Identificar as pessoas mais influentes: Descobrir e compreender mensagens nas redes sociais que recomendam, ou não, um produto, oferece uma vantagem competitiva. A Connection Analytics permite encontrar as pessoas mais influentes que têm um impacto mais direto sobre a compra de produtos, o que ajuda a criar boas campanhas de marketing e melhora a experiência do cliente.

Evitar a perda de clientes: As empresas, como por exemplo as operadoras de telecomunicações, podem combinar estatísticas tradicionais, aprendizagem automática e análise de sentimento com a análise de influenciadores. Que irá propocionar dados sobre a satisfação do cliente e sobre aquilo que é mais influente para eles, uma vantagem que permite lidar de uma forma proativa com o descontentamento do cliente, evitar a rotação e perceber o efeito dominó.

Gerir ciberameaças: As empresas podem controlar o fluxo incessante de dados gerados a partir de registo IP, rede, servidor e histórico de pesquisas. Desta forma, poderão rapidamente sintetizar todos estes dados para detetar ameaças quase em tempo real.

Detetar a fraude: Os hackers podem criar facilmente novas identidades, no entando os seus parceiros e os padrões utilizados não mudam com tanta frequência. A Connection Analytics permite expor os padrões suspeitos que identificam possíveis fraudes através da monitorização de transações fraudulentas de um website de uma empresa.