Categories: EmpresasNegócios

Toshiba vai receber ajuda de fundo estatal japonês

O escândalo contabilístico descoberto no verão, na ordem dos 1,3 mil milhões de euros, deixou a Toshiba a precisar de financiamento. O Nikkei reporta que um fundo estatal japonês vai agora ajudar a empresa a reestruturar a sua divisão de eletrodomésticos, e outras operações, facilitando um acordo com a Sharp (e possivelmente outras empresas).

A Sharp é outra empresa japonesa em apuros, que tem estado no vermelho nos últimos quatro anos e aumentou os prejuízos no trimestre de junho. O seu plano de reestruturação inclui o despedimento de 6000 trabalhadores, segundo noticiado em maio.

Um dos planos da Toshiba é precisamente fundir a sua unidade de produtos de marca branca com a da Sharp ou outro fabricante de eletrodomésticos, conta o Nikkei, citado pela Reuters. O apoio virá do ministério da indústria e do fundo de investimento publico-privado Innovation Network Corp of Japan – que, segundo a agência noticiou no início do mês, planeava injetar fundos na Sharp e estava a considerar a hipótese de uma fusão com a unidade de eletrónica de consumo da Toshiba. Esta última já anunciou que pretende cortar perto de 7 mil postos de trabalho na unidade de eletrónica de consumo.

Por outro lado, o fundo pode ajudar a Toshiba a reestruturar a sua divisão de energia nuclear, numa altura em que procura um parceiro para reatores de água.

Ana Rita Guerra

Jornalista de economia e tecnologia há mais de dez anos, interessa-se pelas ideias disruptivas que estão a mudar a forma como se consome e se trabalha. Vive em Los Angeles e tem um gosto especial por startups, música, papas de aveia e kickboxing.

Recent Posts

Apagão deixa Portugal sem telecomunicações

A falha de energia que afetou também Espanha e outros países europeus ao longo do…

3 dias ago

Rui Vieira responsável da Celfocus pela parceria com a Microsoft

O seu percurso inclui funções na Accenture e na Microsoft, o que lhe confere uma…

4 dias ago

Lenovo apresenta novo portefólio de produtos

A gama inclui PCs Copilot+, como as workstations móveis ThinkPad P14s Gen 6 AMD e…

1 semana ago

Bright Pixel em ronda de financiamento

Com este financiamento, a tecnológica irá desenvolver a nova solução de proteção digital para CEOs…

1 semana ago

MEO e Perplexity AI junto em parceria para IA

Os  clientes do MEO poderão aceder gratuitamente, durante 12 meses, à versão avançada da plataforma…

2 semanas ago

Em Maio nasce a Startuppers

A 351 Associação Portuguesa de Startups une-se a grandes nomes da tecnologia para lançar a…

2 semanas ago