TST escolhe Decunify para implementar solução de videovigilância

A segurança dos passageiros da Transportes Sul do Tejo (TST) foi melhorada com a implementação do sistema de análise de vídeo, com equipamentos Axis Communications, em 12 veículos da frota. 

A Decunify montou um sistema que capta e transmite emite imagens nítidas via 3/4G ou via WiFi, em tempo real e gravadas.  A solução oferece vídeos a cores sob condições de luminosidade mínima de 0,3 lux e com a função WDR que permite visualizar detalhes em áreas muito claras ou muito escuras.

Segundo a empresa, o sistema permite acesso a informações relevantes a qualquer momento, sendo uma plataforma de vigilância económica, flexível, pronta para o futuro e que traz enormes benefícios à TST, nomeadamente, a melhoria das condições de segurança dos passageiros, dissuadindo atos de vandalismo e de delinquência.

As imagens são acedidas e visualizadas em tempo real no centro de controlo operacional da TST e são gravadas em alta definição, permitindo identificar detalhadamente pessoas e objetos. 

José Perleques, técnico de segurança da TST, explica que era necessária uma “cobertura completa do interior do autocarro, com especial ênfase para a zona de entrada e as imagens necessitariam de ter uma boa resolução para identificar pessoas, mesmo com níveis de iluminação reduzidos”, de forma a reduzir os incidentes ocorridos no interior dos autocarros da empresa.

A solução implementada pela Decunify já  permitiu resolver rapidamente os distúrbios existentes dado que os operadores, no centro de comando central da TST, podem monitorizar o que está a acontecer e acionar os meios necessários para que agentes de segurança atuem, nos primeiros momentos do incidente.

 “O equipamento instalado permite uma melhoria na segurança dos passageiros, um maior controlo por parte do condutor durante a operação do veículo e um registo na recolha de valores na bilheteira on-board. Para a Decunify este projeto adquiriu um significado também de relevância social pelo seu resultado prático e impacto nos utilizadores, pois desde a instalação do sistema registou-se uma grande diminuição de ocorrências nas viaturas”, indicou, por sua vez, Ricardo Duarte, especialista em Video Analytics da Decunify.