Twitter estará disponível para telemóveis sem Internet

O Twitter está em conversações com uma startup de Singapura para que o seu serviço esteja disponível para utilizadores dos mercados emergentes que não têm acesso à Internet no seu telemóvel.

TwitterSumesh Menon, CEO e co-fundador da U2opia Mobile e que tem um acordo semelhante com o Facebook, anunciou que irá lançar o serviço do Twitter no primeiro trimestre do próximo ano. Os utilizadores vão apenas ter de colocar um simples código e recebem o feed das tendências mais populares no Twitter.

Mais de onze milhões de pessoas usam o serviços Fonetwish da startup, que permite entrar no Facebook e Google Talk no telemóvel, mesmo que este não tenha conexão de dados.

A U2opia usa um protocolo de telecomunicações chamado Unstructured Supplementary Service Data (USSD) que, no entanto, não permite ver fotografias, vídeos ou outros grafismos. “USSD é um veículo para o Twitter que assenta perfeitamente porque o Twitter está desenhado para um limite de carateres, é uma rede social muito direcionada para texto”, afirmou Menon.

A U2opia está presente em 30 países e vai localizar o feed do Twitter de acordo com a localização do utilizador.

Oito em cada dez pessoas dos mercados emergentes ainda não têm acesso a dados no seu telefone.