Twitter volta a mexer na segurança da plataforma

O Twitter anunciou mais melhorias para aumentar a segurança na plataforma, oferecendo novas ferramentas para que o utilizador possa controlar a sua experiência. É uma preocupação cada vez maior no site de microblogging.

Nas últimas semanas, o Twitter já tinha apresentado uma série de novidades nesse sentido, como atualizar a forma de denunciar tweets abusivos, coibir a criação de novas contas abusivas, implementar resultados de pesquisa mais seguros, ocultar tweets potencialmente abusivos ou de baixa qualidade e reduzir notificações de conversas iniciadas por pessoas bloqueadas ou silenciadas.

Agora, a rede está a trabalhar para identificar contas envolvidas em comportamento abusivo na plataforma, mesmo que esse comportamento não tenha sido denunciado. A plataforma então age limitando a funcionalidade de uma determinada conta por um período definido, permitindo que os seus tweets sejam visualizados apenas pelos seus seguidores. Essa medida pode ser tomada, por exemplo, se a conta está envolvida em padrões de comportamento que violam as regras do Twitter.

A plataforma afirma defender a liberdade de expressão “de qualquer ponto de vista”, mas quer garantir que são tomadas providências se uma conta viola repetidamente as regras do Twitter. A empresa vai atuar apenas quando tiver a segurança, com base nos seus algoritmos, de que o comportamento das contas é abusivo.

Mais controle com novas ferramentas

O Twitter anunciou também novas opções de filtro para as notificações, o que dará mais controlo sobre o que se vê publicado por certas contas, como aquelas que não trazem nenhuma foto no perfil ou têm endereços de email não verificados. Ter mais opções de filtro para as notificações era uma solicitação de muitas pessoas.

Além disso, o recurso de silenciar, que em novembro de 2016 já permitia ao utilizador remover das suas notificações palavras específicas, frases ou mesmo conversas inteiras, também está a ser expandido. Agora, será possível silenciar esses itens na timeline e decidir por quanto tempo esses conteúdos permanecerão assim: um dia, uma semana, um mês, ou indefinidamente. Esse era outro pedido importante das pessoas.

Além do mais, a rede social pretende comunicar mais claramente o que está a fazer. A partir de agora, o utilizador será notificado quando o Twitter receber o seu relatório sobre contas ou tweets denunciados às equipas de suporte e informar se outras medidas forem tomadas. Tudo isso ficará visível na aba de notificações do Twitter.

As mudanças estão a ser desenvolvidas globalmente nos próximos dias e semanas e em todas as línguas representadas na plataforma.