UBI faz investimento de 220 mil euros na segurança do seu sistema de TIC

A Universidade da Beira Interior (UBI) anunciou, hoje,  que vai melhorar a segurança do seu sistema de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC). O projeto prevê o investimento de 220 mil euros e é financiado pela AMA – Agência para a Modernização Administrativa.

A universidade da Covilhã referiu, em comunicado, que o projeto se designa “UBI-SAMA-2016-SI.SGI Segurança da Informação e Sistema de Gestão de Informação” e será implementado até final de 2018 pelos serviços de informática da UBI.

A iniciativa terá duas áreas de ação, uma será a gestão do risco e da segurança da Informação e a outra a gestão dos Serviços de Informação. Assim, o projeto quer identificar os riscos nos sistemas de informação, definir mecanismos que permitam gerir e reduzir os eventuais riscos uniformizar os processos informáticos com as demais instituições do ensino superior e outros organismos públicos.

“No âmbito das ações a desenvolver encontram-se a formação em normas ou referenciais de boas práticas de gestão do risco e/ou da segurança da informação (nomeadamente ISO/IEC 31000 e a família ISO/IEC 27000) e de boas práticas de gestão de serviços de informação (ISO/IEC 20000), estudos de diagnóstico, definição de planos de trabalhos e auditorias, entre outras”, indica a instituição.

O investimento vai beneficiar diretamente 7000 pessoas, entre estudantes, docentes, investigadores e colaboradores da UBI, assim como todos aqueles que contatarem a universidade por via eletrónica.