Unisys e Microsoft querem ajudar a definir cidades do futuro

A Unisys anunciou que aderiu à Microsoft CityNext, uma iniciativa global destinada a apoiar governos, empresas e cidadãos a reimaginar o futuro das cidades, através da ligação entre governos, organizações e cidadãos. ICONICS_City_Scale_Efficiency

Pela primeira vez na História, mais de 50 por cento da população mundial vive em áreas urbanas e estima-se que a proporção chegará aos 70 por cento em 2050. Este processo de migração em curso cria oportunidades sem precedentes, mas também intensifica problemas como infraestruturas envelhecidas, riscos para a saúde pública e segurança, poluição, crime e tráfego.

Através da iniciativa Microsoft CityNext, a Microsoft e a Unisys irão apoiar os responsáveis das organizações a fazer “novo com menos”, combinando o poder da tecnologia com ideias inovadoras para ligar governos, empresas e cidadãos com serviços municipais que melhorem eficiências, reduzam custos, estimulem um ambiente mais sustentável e desenvolvam as comunidades.

A Unisys pretende trazer a sua experiência em soluções multicanal para o sector público para a iniciativa Microsoft CityNext, como o recente trabalho para o Município de Matosinhos que consistiu na implementação de uma plataforma Microsoft de entrega de serviços robusta, com funcionalidades web, que permitiu reduzir em 40% o tempo necessário para a autarquia gerir e responder aos pedidos dos cidadãos.

Partindo da base do problema: milhares de pedidos por dia que o município tinha de gerir (desde consultas sobre impostos e benefícios pessoais até atualizações sobre trabalhos em curso nas estradas ou restrições de tráfego, por exemplo), o serviço disponibilizado canaliza estes pedidos de forma a dar aos cidadãos acesso fácil à informação de que necessitam e redirecionar pedidos adicionais diretamente para as equipas internas adequadas, facilitando uma resposta atempada.

A Citizen Interaction Solution (CIS) da Unisys, uma proposta de valor conjunta com a Microsoft, é uma framework que permite estabelecer um relacionamento mais próximo entre organizações e cidadãos, transformando operações e infraestruturas e acelerando a inovação. Criada para ser implementada on-premise, ou entregue num modelo cloud, a CIS é uma solução multicanal que orquestra processos de balcão e de back-office para racionalizar processos nos serviços ao cidadão, produtividade e também processos internos de governação.

“A tecnologia irá moldar as cidades do futuro, através da aceleração da inovação, potenciando novos espaços de conversação e o fluxo de informação entre cidadãos, entidades da Administração Pública e empresas”, afirmou Bart Steukers, General Manager da Unisys para a Europa Continental. “Estamos muito satisfeitos por sermos parte de uma iniciativa que está empenhada em criar um espaço mais sustentável, saudável e seguro onde os cidadãos vivam. Em conjunto, a Microsoft e a Unisys irão criar novas oportunidades para as organizações que estão a procurar entregar serviços novos e inovadores ao público”.

Também a Microsoft, através da sua vice presidente da unidade mundial de setor público, Laura Ipsen, se mostrou satisfeita com a adesão da Unisys a este projeto: “estamos entusiasmados com a parceria da Unisys para a iniciativa Microsoft CityNext. A Microsoft prioriza colocar as pessoas e os parceiros em primeiro lugar nas nossas iniciativas e o Microsoft CityNext não é diferente”, afirmou.

Laura mostrou-se ainda bastante otimista em relação ao sucesso da iniciativa: “apesar de as cidades estarem a registar tensões acrescidas devido aos desafios económicos que enfrentam, acreditamos que uma nova era de inovação irá criar oportunidades para as pessoas utilizarem a tecnologia para desenvolver o que nunca pensaram ser possível. Sentimo-nos inspirados pelo nosso ecossistema diversificado de parceiros e sabemos que, trabalhando em conjunto, podemos ajudar as cidades a concretizarem o seu potencial”.