Wilkes é o nome do novo supercomputador lançado recentemente pela Universidade de Cambridge. A organização diz que este é o sistema do mundo mais amigo do ambiente.
Este sistema japonês é arrefecido a óleo, enquanto o supercomputador de Cambridge recorre a um sistema de arrefecimento que funciona a água. A organização destaca tal facto como uma grande vantagem, garantindo que isto faz do seu sistema o mais eficiente a nível global em termos de consumo energético.
No entanto, no que diz respeito à de velocidade de processamento, o Wilkes está longe dos primeiros lugares da tabela dos 500 supercomputadores mais potentes do mundo. Este sistema encontra-se apenas na 166ª posição, com uma capacidade de processamento de 250 teraflops por segundo. Porém, tal é equivalente à capacidade de processamento de quatro mil computadores desktop normais.
O Wilkes foi desenvolvido pela equipa de engenharia da universidade e será usado, numa primeira fase, no âmbito de um projeto que tem em vista a criação de um sistema de computação para o maior telescópio do mundo, o Square Kilometre Array.
A falha de energia que afetou também Espanha e outros países europeus ao longo do…
O seu percurso inclui funções na Accenture e na Microsoft, o que lhe confere uma…
A gama inclui PCs Copilot+, como as workstations móveis ThinkPad P14s Gen 6 AMD e…
Com este financiamento, a tecnológica irá desenvolver a nova solução de proteção digital para CEOs…
Os clientes do MEO poderão aceder gratuitamente, durante 12 meses, à versão avançada da plataforma…
A 351 Associação Portuguesa de Startups une-se a grandes nomes da tecnologia para lançar a…