UPT lança aplicação para 1º ciclo do ensino de matemática

A Universidade Portucalense (UPT) vai apresentar esta semana uma aplicação para smartphones dedicada ao 1º ciclo de matemática, com a intenção de ajudar os alunos a estudar a disciplina. A instituição diz tratar-se da primeira app que abrange todo o programa de ensino.

Com o nome “Play Kachi”, a aplicação foi desenvolvida por duas ex-alunas de Informática da Universidade Portucalense, Teresa Fernandes e Isabel Oliveira. Tem o formato de um jogo protagonizado por Kachi e o seu amigo Doei, que danificam o reator da sua nave quando se perdem na galáxia do fogo e têm de percorrer cinco planetas para conseguirem voltar a casa.

“A aplicação pretende demonstrar aos mais jovens que o estudo e diversão podem andar de mãos dadas, promovendo, ao mesmo tempo, a autonomia do aluno e a interação com a família através de uma experiência partilhada”, explicam as autoras do projeto.

O jogo inclui cerca de 250 desafios e aborda em cada planeta um tópico do programa da matemática, incluindo matérias como a geometria, a estatística, os números naturais, racionais, as medidas e as operações.

Além de Portugal, a partir desta quinta-feira, a aplicação deverá chegar brevemente a outros países de língua oficial portuguesa, como é o caso do Brasil, Angola, Moçambique e Cabo Verde. A aplicação foi desenvolvida para os sistemas operativos iOS e Android e está disponível para download gratuito na App Store da Apple e Play Store da Google.

“No futuro, pretendemos chegar a outras geografias, pelo que estamos já a trabalhar na possibilidade de traduzir a aplicação para línguas como espanhol, inglês e francês”, adiantam as promotoras do projeto. Em cima da mesa está também o desenvolvimento da ferramenta para outras disciplinas e ciclos de estudo do ensino básico.

A aplicação Play Kachi será apresentada às 18h00 de quinta-feira no auditório 201 da Universidade Portucalense, no Porto.