Os resultados revelam que 63% dos utilizadores não presta atenção ao ler o contrato de licença antes de instalar uma nova aplicação no seu telefone e um em cada cinco (20%) nunca lê as mensagens e limita-se a clicar em “seguinte” e “aceitar”.
“Quando os internautas não leem os contratos de licença ou as mensagens durante a instalação, não têm noção do que na realidade acabaram de aceitar”, diz a empresa de segurança. “Algumas apps podem afetar a privacidade do utilizador, instalar outras aplicações ou inclusive alterar a configuração do sistema operativo de forma completamente legal, uma vez que foi o utilizador quem aceitou o contrato de licença e os termos de utilização.”
É igualmente evidenciado que quase metade dos utilizadores (43%) põem em risco os seus dispositivos móveis ao instalar com desconhecimento algumas apps: 15% dos inquiridos não estabelece qualquer limite ao que as apps podem fazer nos seus dispositivos móveis, enquanto 17% atribui permissões às aplicações, acabando mais tarde por se esquecer delas. Por outro lado, 11% pensam que não é possível alterar as permissões das apps. Quando não se controlam as permissões das aplicações, é possível, inclusive legalmente, que estas acedam aos dados pessoais e privados dos dispositivos móveis: de fotos e contactos a dados de localização, entre outros.
Para que os utilizadores possam manter os seus dispositivos móveis protegidos, a Kaspersky Lab oferece os seguintes conselhos:
A falha de energia que afetou também Espanha e outros países europeus ao longo do…
O seu percurso inclui funções na Accenture e na Microsoft, o que lhe confere uma…
A gama inclui PCs Copilot+, como as workstations móveis ThinkPad P14s Gen 6 AMD e…
Com este financiamento, a tecnológica irá desenvolver a nova solução de proteção digital para CEOs…
Os clientes do MEO poderão aceder gratuitamente, durante 12 meses, à versão avançada da plataforma…
A 351 Associação Portuguesa de Startups une-se a grandes nomes da tecnologia para lançar a…