Vendas globais de tablets crescem mais de 50 por cento em 2013

Segundo apurou a IDC, as vendas de tablets por todo o mundo em 2013 chegaram a 217,1 milhões de unidades em 2013, um aumento de 50,6 por cento em relação ao ano anterior. Em 2012, foram vendidos 144,2 milhões de aparelhos.

No quarto trimestre, o crescimento foi de 28,2 por cento em relação ao mesmo período de 2012, totalizando 76,9 milhões de unidades. Já em relação ao terceiro trimestre, o estudo registou um crescimento de 62,4 por cento nas vendas. A taxa de crescimento foi substancialmente maior de 2011 a 2012, da ordem de 87,1 por cento, apontando uma importante desaceleração do mercado.

“Está se a tornar cada vez mais claro que mercados como os Estados Unidos estão atingindo altos níveis de saturação do consumidor e, enquanto os mercados emergentes continuam a mostrar um forte crescimento, este não foi o suficiente para sustentar as dramáticas taxas de expansão em todo o mundo nos últimos anos”, afirmou Tom Mainelli, diretor de pesquisa da consultora IDC.

A Apple mais uma vez ocupou a liderança do mercado mundial de tablets, com 33,8 por cento de share, com 26 milhões de unidades movimentadas no quarto trimestre. O número representa aumento de 13,5 por cento em relação aos 22,9 milhões de aparelhos vendidos em igual período de 2012.

Em segundo lugar está a coreana Samsung, com 18,8 por cento de participação e 14,5 milhões de unidades vendidas. Logo abaixo estão Amazon (7,6 por cento), Asus (5,1 por cento) e Lenovo (4,4 por cento), que experimentou um crescimento de 325 por cento nos aparelhos que chegaram às lojas, que pularam de 800 mil para 3,4 milhões, na mesma base de comparação. Os 30,3 por cento restantes estão pulverizados entre outros fabricantes.

Jocelyn Auricchio

Atua como jornalista especializado em tecnologia há mais de 20 anos, escrevendo para as maiores empresas de mídia do Brasil, como Editora Abril e Jornal O Estado de São Paulo. Além de foco em cobertura B2B e B2C, tem especial interesse nos bits e bytes do mundo hacker. Entusiasta por tecnologia desde que conseguiu formular as primeiras frases, está em busca de um mítico notebook para jogos com grande autonomia de bateria. Acredita em café bom, chocolate amargo e comida decente.

Recent Posts

Apagão deixa Portugal sem telecomunicações

A falha de energia que afetou também Espanha e outros países europeus ao longo do…

3 dias ago

Rui Vieira responsável da Celfocus pela parceria com a Microsoft

O seu percurso inclui funções na Accenture e na Microsoft, o que lhe confere uma…

4 dias ago

Lenovo apresenta novo portefólio de produtos

A gama inclui PCs Copilot+, como as workstations móveis ThinkPad P14s Gen 6 AMD e…

1 semana ago

Bright Pixel em ronda de financiamento

Com este financiamento, a tecnológica irá desenvolver a nova solução de proteção digital para CEOs…

1 semana ago

MEO e Perplexity AI junto em parceria para IA

Os  clientes do MEO poderão aceder gratuitamente, durante 12 meses, à versão avançada da plataforma…

2 semanas ago

Em Maio nasce a Startuppers

A 351 Associação Portuguesa de Startups une-se a grandes nomes da tecnologia para lançar a…

2 semanas ago