O levantamento mostrou que entre janeiro e março foram vendidos aproximadamente 390 mil unidades a menos que no mesmo período de 2014.
“O número está abaixo dos 2 milhões previstos para o período”, disse Pedro Hagge, analista de pesquisas da IDC Brasil, citado pela Reuters.
Segundo Hagge, a alta do dólar gerou um repasse de até 17% nos preços sobre os últimos três meses do ano passado, com impacto direto nas vendas tanto para o consumidor final como para o mercado corporativo. “A tendência é o preço continuar a subir e as vendas a descer”, acrescentou.
Outro fator apontado pela IDC Brasil para a queda nas vendas é o simples facto de que os tablets simplesmente já não despertam interesse no consumidor.
“Isso acontece devido a dois fatores: a má experiência de uso e a canibalização do mercado devido aos phablets e outros dispositivos com ecrã grande”, disse Hagge.
Do total de tablets vendidos, 41 mil foram modelos 2 em 1 (notebooks com ecrã destacável), categoria que cresceu 115% em relação ao quarto trimestre.
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