Veritas une-se a Google Cloud para oferecer proteção de dados

Disponível na oferta da Cesce SI, o novo Veritas SaaS Backup proporciona proteção e recuperação de dados adicionais e funcionalidades de pesquisa e de recuperação para clientes que utilizam a plataforma G Suite

A Veritas Technologies, especialista em gestão de dados multi-cloud, anunciou o Veritas Data Protection and Governance para G Suite, uma gama de produtos que oferece aos clientes do Google G Suite novas maneiras de visualizar, arquivar e recuperar os dados.

Os produtos incluem o Veritas SaaS Backup, uma nova solução de backup cloud-to-cloud para a proteção e recuperação de dados G Suite, além do Veritas Information Mape do Veritas Enterprise Vault.cloud, soluções que facilitam a análise de metadados do G Suite e permitem executar fluxos de trabalho de retenção e descoberta no âmbito de compliance para o e-mail do G Suite. “Juntos, estes produtos consolidam as excelentes ferramentas de produtividade e colaboração do Google Cloud, e oferecem funcionalidades adicionais de proteção de dados e Governance (Controlo da Informação)”, lê-se no comunicado enviado à imprensa.

Gestão de dados end-to-end na cloud

Este anúncio surge numa altura em que cada vez mais empresas estão a recorrer a infraestruturas e aplicações na cloud, para armazenar, analisar e gerir grandes quantidades de dados de uma forma eficiente e escalável. Segundo o Worldwide Semiannual Public Cloud Services Spending Guide da IDC, o Software as a Service (SaaS) será a maior categoria de cloud computing em 2018, com cerca de dois terços de todos os gastos em cloud pública nesse ano.

Em simultâneo, conforme salientado no estudo The Truth in Cloud, realizado recentemente pela Veritas, é importante que as empresas compreendam o seu papel para assegurar que os dados se encontram protegidos na cloud e que cumpram, rigorosamente, com a regulamentação, incluindo o Regulamento Geral de Proteção de Dados (RGPD), que entrou em vigor no dia 25 de maio de 2018.

“Estamos a consolidar a nossa parceria com a Google Cloud, ao unir a experiência e reconhecido conhecimento da Veritas em gestão e proteção de dados, com as amplas aptidões de produtividade e colaboração da Google Cloud”, disse no mesmo documento Mike Palmer, vice-presidente executivo e CPO da Veritas. “Com esta combinação, estamos a promover soluções simples, flexíveis e efetivas, que permitem às empresas proteger e gerir os seus dados na plataforma G Suite”.

“Com este anúncio, a Veritas reforça a sua posição de liderança e faz jus à estratégia de ter e apresentar uma oferta excecional aos clientes que consideram a cloud como uma prioridade”, disse Pedro Vieira, diretor de serviços técnicos da CESCE SI. “É fundamental que seja feita uma avaliação completa, e que sejam considerados todos os aspetos da gestão de dados, no complexo mundo multi-cloud, desde a proteção de dados, à conformidade com as normas e à portabilidade das cargas de trabalho, continuidade do negócio e otimização do armazenamento. Sendo que tudo isto é certo e garantido nas soluções apresentadas por este nosso parceiro”.