Vivendi planeja comprar mais ações da Telecom Italia

O grupo de media francês Vivendi indicou que planeia aumentar a sua fatia na Telecom Italia, para algo perto de 10% e 15%, garantindo assim influência sobre o grupo de telecomunicações com sede em Roma.

vivendi

A proposta ainda está sob discussão interna e precisará de ser ratificada pelo conselho de administração dos franceses. A intenção foi revelada num momento em que a Vivendi está prestes a tornar-se a maior acionista da Telecom Italia, assim que receber oficialmente a transferência de uma fatia avaliada em 8,3%, como parte do pagamento pela operação na venda da brasileira GVT, adquirida pela espanhola Telefónica.

O grupo francês deve iniciar a compra de mais papéis nas próximas semanas, segundo fontes ligadas à companhia, ouvidas sob condição de anonimato pela Reuters. Apesar do interesse no mercado de telecomunicações, a própria Vivendi tinha colocado a Global Village Telecom à venda, sob o argumento de que sairia deste mercado para atuar exclusivamente no seu core business, media e entretenimento.

Voltou atrás, no entanto, ao receber a oferta de quase 7,37 mil milhões de dólares pela operadora de banda larga brasileira, então sob a sua alçada, e então revelou a sua intenção de angariar uma maior participação dentro da Telecom Italia. A telco italiana, por sua vez, está sob bombardeio de gigantes do segmento na Europa, uma vez que o setor passa por um período de grande consolidação.

Além da concorrência que poderá enfrentar por parte da britânica Vodafone – já que a empresa inglesa deseja passar uma rede de fibra ótica por todo o território italiano -, também a francesa Orange exerce a sua pressão, tendo já demonstrado o desejo de assumir o controlo da Telecom Italia.

Questionadas sobre o assunto, tanto a Vivendi como a Telecom Italia recusaram-se a comentar.

*Amauri Vargas é jornalista da B!T no Brasil