Vodafone premeia startups e developers nacionais

A Vodafone e a Câmara Municipal de Lisboa (CML) anunciaram os vencedores do Vodafone BIG Apps Lisboa 2014, um concurso dirigido à comunidade portuguesa de developers e startups lançado pela Vodafone Portugal para encontrar e premiar as melhores aplicações de smartphones que visem complementar a vida de todos aqueles que elegem esta cidade como destino turístico ou para viver e trabalhar.

Como vencedor geral, foi distinguido o projeto ‘Through my eyes’, que consiste numa aplicação que organiza viagens de forma simplificada através de uma plataforma colaborativa onde se pode encontrar, criar e partilhar itinerários. Ou seja, qualquer pessoa pode construir o seu próprio itinerário e também controlar informações como orçamento, tempo, distâncias ou mobilidade. Para além destas características, acresce a possibilidade de reservar o próprio voo, o hotel e sincronizar a viagem com o seu smartphone dando início à aventura. Ao fazê-lo, o utilizador consegue fazer comentários, procurar as melhores ofertas nas proximidades e partilhar toda a experiência com os seus amigos.

Na categoria Turismo, o vencedor foi a ‘Crash & Play’, uma aplicação peer-to-peer que liga os músicos locais aos músicos que desejem tocar música enquanto estiverem a viajar no exterior e que não transportem consigo os seus próprios instrumentos musicais. Com esta app qualquer músico poderá alugar um instrumento ou descobrir músicos locais no destino em questão.

Já na categoria City Apps foi distinguida a ‘Near By’, uma plataforma de conteúdos de publicidade que disponibiliza ofertas de valor acrescentado da forma e locais adequados, baseado na tecnologia iBeacon para localização do utilizador e envio de mensagens.

As equipas vencedoras são premiadas com 10 mil euros cada. O vencedor geral recebe ainda uma viagem a Londres de uma semana, um programa de incubação de um ano no Vodafone Power Lab e a promoção de várias ações de formação e acompanhamento por especialistas em diversas áreas comerciais e técnicas. Será ainda construído um plano de marketing “à medida” com divulgação da App, depois da data de lançamento no mercado, em diversos canais ‘below-the-line’ da Vodafone.

Os restantes vencedores terão acesso gratuito a serviços de alojamento de dados em cloud. Além disso, todos os projetos participantes nesta iniciativa vão contar com o apoio e acompanhamento por parte da Vodafone Portugal e parceiros para uma eventual integração na rede de negócios da operadora.

Paulo Matos

Jornalista há mais de 10 anos, é fanático por cinema, música e MMA. Após uma passagem pelo Ministério da Defesa, conciliou as paixões por tecnologia e escrita, especializando-se em TI, nomeadamente nas áreas de Canal e B2B.

Recent Posts

Grupo Seresco fatura 3.5 milhões de euros em Portugal

A empresa registou um incremento de 52% das suas receitas em 2023, totalizando uma faturação…

2 dias ago

Kaspersky formou agentes da INTERPOL

Foi garantida formação aos agentes da INTERPOL, através do Kaspersky Expert Training, revelando novas estratégias…

4 dias ago

IA é rampa de lançamento para novo emprego

O objetivo é garantir o fornecimento de uma visão mais abrangente de como a Inteligência…

4 dias ago

Pagamentos de ransomware aumentaram 500% no último ano

A taxa de ataques de ransomware diminuiu ligeiramente, mas os custos de recuperação atingiram os…

5 dias ago

Alexandre Tesoni é o novo Chief Broking Officer da Aon Portugal

O profissional iniciou a sua carreira em 1998, em São Paulo, no Brasil, em grandes…

6 dias ago

E-Taco Lite pode suportar adeus definitivo ao Livrete Individual de Controlo

A solução permite o registo remoto da atividade dos trabalhadores móveis e acompanha os registos…

1 semana ago