Vodafone recusa proposta do Facebook

O diretor executivo da Vodafone, Vittorio Colao, diz que rejeitou um pedido do Facebook para suportar gratuitamente a rede social em países em desenvolvimento.

Colao

A diretora de operações do Facebook, Sheryl Sandberg, requereu à operadora britânica que tornasse livre de qualquer custo o conteúdo da rede social, o que implica que não contaria para um plano de dado de clientes em certos países.

O Facebook quer expandir-se a mercados emergentes para que deste modo possa ampliar a sua base de utilizadores, mas muitos são aqueles que, nos países em desenvolvimento, recorrem a telemóveis para aceder à Internet e receiam os elevados custos dos dados.

A rede social já assinou contratos semelhantes com outras operadoras nestes países, frequentemente em troca de um período promocional de seis meses.

A vantagem para as operadoras é que podem aliciar utilizadores a fazerem um maior uso de dados após a expiração dos seis meses. No entanto, a Vodafone não vê qualquer benefício em travar um acordo desta natureza com a rede social.

Colao diz estar seguro de que qualquer fornecedora de conteúdos estaria interessada em estar excluída de data plans de consumidores, pois beneficiaria de um aumento no tráfego, mas que uma decisão destas não se enquadraria com a forma de operar da Vodafone.

“Não faz qualquer sentido”, diz o CEO. “Não há razão para eu dar a minha capacidade de rede gratuitamente.”

Vittorio Colao está mais recetivo a propostas para um modelo pago ou patrocinado, mas apenas se as operadoras não discriminarem, ou seja, o mesmo acordo feito com uma rede social pode ser feito com outra.