Web Summit | IBM Watson Health é uma parceria entre a tecnologia e a saúde da humanidade

Kyu Rhee, vice-presidente e chefe do departamento de saúde da IBM apresentou, ao público do palco HealthConf, a ideia da empresa para a transformação da saúde na era cognitiva.

O médico veio a Lisboa explicar o conceito por trás do IBM Watson Health. ” A informação na saúde duplica a cada 24 meses. No entanto, 80% da informação é invisível porque não está estruturada. Um médico levaria 29 horas por dia para  para se manter atualizado com todas as novas descobertas e informações. O Watson consegue ler 200 milhões de páginas em 3 segundos.”

O Watson Health é um sistema que junta e analisa Big Data e que traduz a informação em conhecimentos médicos, trabalhando com associações de doenças e farmacêuticas.

“Trabalhamos de forma colaborativa com outras empresas para transformar a assistência médica globalmente” disse Rhee.

O médico deu, também, um exemplo em que o Watson pode ajudar numa doença que afeta milhões. Perguntou durante a palestra “Quantos de vocês sofreram ou tiveram alguém familiar a sofrer por causa de cancro?”.  Muitos braços levantaram-se na assistência.

“Nesta situação, o Watson pode ajudar o médico e a família. Ao introduzir as especificidades da doença e do doente, o médico pode encontrar, por exemplo, ensaios específicos. O Big Data associado à assistência na saúde é dar conselhos quando eles são precisos” exemplificou.

O executivo da IBM passou depois a explicar porque é que para ele e para a empresa, a saúde é mais que um cuidado médico. Em 100 anos, “a expetativa de vida da população mundial aumentou mais de 30 anos”.

Para Kyu Rheed, saúde é um conjunto de fatores como as condições de vida, a habitação,  as condições sociais e financeiras.