WhatsApp tem falha de segurança que permite acesso às mensagens

O WhatsApp é conhecido como uma plataforma de mensagens que ganhou sucesso por ter uma encriptação end-to-end mas a falha agora divulgada deixa que as mensagens possam ser lidas pelo Facebook ou, eventualmente por outra organização. No entanto, vale a pena referir que isto não coloca às mesmas à mercê dos hackers.

De acordo com o The Guardian, o backdoor foi identificado por Tobias Boelter em abril de 2016 que reportou a situação ao Facebook. A empresa argumentou que esse era o “comportamento esperado” e que não iam trabalhar para o resolver. O jornal britânico indica que verificou e que a vulnerabilidade ainda existe.

O Signal, o protocolo de segurança utilizado pelo WhatsApp, não apresenta a falha agora divulgada e a empresa já veio dizer que o backdoor foi implementado por questões relacionadas com a entrega das mensagens e para que as mesmas não se percam.

Vale a pena referir que quando um utilizador envia uma mensagem a outro, é gerada uma chave de segurança que apenas o destinatário é capaz de desbloquear. O WhatsApp refere que mesmo que a mensagem seja interceptada, não será possível o acesso ao conteúdo por terceiros porque não possuem a chave.

A vulnerabilidade está relacionada com as chaves das mensagens que são entregues quando o utilizador está offline. É este processo de reencriptação e retransmissão que efetivamente permite que o WhatsApp intercepte e leia as mensagens.

A possibilidade desta falha ser intencional para que os governos tenham acesso às mensagens trocadas,  foi veementemente negada pela empresa em declarações ao TechCrunch.

Mafalda Freire

Colaboradora da B!T, escreve sobre TI e faz ensaios. Esteve ligada à área de e-commerce durante vários anos e é fã de tecnologia, do Star Wars e de automóveis.

Recent Posts

Apagão deixa Portugal sem telecomunicações

A falha de energia que afetou também Espanha e outros países europeus ao longo do…

3 dias ago

Rui Vieira responsável da Celfocus pela parceria com a Microsoft

O seu percurso inclui funções na Accenture e na Microsoft, o que lhe confere uma…

4 dias ago

Lenovo apresenta novo portefólio de produtos

A gama inclui PCs Copilot+, como as workstations móveis ThinkPad P14s Gen 6 AMD e…

1 semana ago

Bright Pixel em ronda de financiamento

Com este financiamento, a tecnológica irá desenvolver a nova solução de proteção digital para CEOs…

1 semana ago

MEO e Perplexity AI junto em parceria para IA

Os  clientes do MEO poderão aceder gratuitamente, durante 12 meses, à versão avançada da plataforma…

2 semanas ago

Em Maio nasce a Startuppers

A 351 Associação Portuguesa de Startups une-se a grandes nomes da tecnologia para lançar a…

2 semanas ago