Categories: e-Marketing

Os profissionais mais procurados em 2017

Não parece haver qualquer dúvida que a tecnologia desempenha um papel cada vez mais importante dentro das empresas. Como resultado, as empresas precisam de profissionais qualificados e com aptidões para se adaptarem à mudança.

No entanto, há que ter em mente que nem todas as tecnologias têm o mesmo impacto nem atravessam o mesmo momento. Por exemplo, nos últimos anos estamos a testemunhar o boom das redes sociais, o que resultou na consolidação da figura de community manager, ou gestor de redes sociais.

Agora é a hora de outras tendências que irão definir quais os profissionais que serão mais procurados em 2017, de acordo com a empresa espanhola Selligent.

Nunca houve tantos dados dos consumidores disponíveis para as empresas, mas há que saber como explorar essas informações de forma a que se tornem, efetivamente, em uma vantagem. Por isso, os especialistas de dados – datamining – serão muito procurados.

Estes profissionais trabalham com a informação que a empresa possui dos seus clientes, a partir da qual podem desenvolver promoções, deduzir frequências de compra ou segmentar adequadamente os mercados, por exemplo. Em suma, a recolha e análise de dados pode estabelecer melhores estratégias de acordo com as necessidades da empresa, fornecendo soluções para os momentos de baixas de vendas ou detectar os pontos fortes da companhia.

Também vai ser alta a procura de especialistas em marketing on-line e móvel. A Selligent cita dados da Page Personnel, portal especializado em agências de trabalho temporário, segundo os quais o papel do especialista em marketing on-line aumentou mais de 120%. Os traços mais valorizados destes profissionais são a criatividade ao fazer propostas, habilidades de comunicação e relações públicas e conhecimentos das ferramentas mais utilizadas no mercado.

As suas funções essenciais serão influenciar a decisão de compra dos clientes e aumentar as conversões, melhorar o posicionamento da empresa na rede e aumentar o volume de conversas on-line sobre a marca.

Não nos podemos esquecer que está a aumentar o uso de dispositivos móveis para procurar informações e para comprar, de modo que o marketing móvel está a aumentar a sua relevância.

Assim, a Selligent diz que o lançamento de campanhas de cross channel, em várias plataformas e com continuidade segundo o utilizador usa um dispositivo ou outro, é uma das tendências estrelas de marketing. E, neste contexto, o smartphone é o suporte preferido para o consumo digital.

A consequência disso é o incremento da procura por especialistas de marketing móvel, capazes de se adaptarem ao conteúdo web móvel, aumentar o tráfego e criar campanhas especificamente orientadas para smartphones e tablets.

Outra tendência latente nos últimos anos é a gamificação. Por isso, especialistas em jogos de vídeo vão encaixar num cada vez maior número de empresas. A Selligent enfatiza a importância crescente de realidade virtual no mundo do marketing, bem como os bons resultados alcançados com algumas campanhas de gamificação.

O trabalho destes profissionais é criar uma melhor experiência do utilizador, capaz de atrair novos clientes e manter aqueles que já conhecem a marca pelo meio dos conteúdos que podem ser consumidos através das plataformas que melhor se adequem ao público-alvo.

Finalmente, a empresa cita alguns profissionais que não saem de moda: especialistas em Customer Relationship Management (CRM). O seu trabalho é constantemente atualizar os contactos, tanto clientes como fornecedores e parceiros. Mas agora não se limitam a capturar e reter os dados, mas devem também transferir esse conhecimento para estratégias de vendas que irão manter uma comunicação contínua com todos os públicos da empresa, criando um conteúdo personalizado e adaptado às necessidades de cada um.

 
Susana Marvão

Jornalista especializada em TIC desde 2000, é fã incondicional de todo o tipo de super-heróis e da saga Star Wars. É apaixonada pelo impacto que as tecnologias têm nas empresas.

Recent Posts

VTEX CONNECT EUROPA debate desafios do comércio digital

No próximo dia 7 de junho, todos os caminhos vão dar a Barcelona que recebe…

2 dias ago

Inovflow atinge os 6.5M € em volume de negócios em 2023

O valor do volume de negócios representa um crescimento de 16,5% face a 2022.

2 dias ago

Lenovo anuncia novo PC com IA

O equipamento foi projetado para os profissionais que necessitam de um desempenho de alto nível…

3 dias ago

Indra assina acordo com NTA no campo da bilhética

A solução melhora a experiência do utilizador com um design acessível e facilita o pagamento…

4 dias ago

Grupo Seresco fatura 3.5 milhões de euros em Portugal

A empresa registou um incremento de 52% das suas receitas em 2023, totalizando uma faturação…

7 dias ago

Kaspersky formou agentes da INTERPOL

Foi garantida formação aos agentes da INTERPOL, através do Kaspersky Expert Training, revelando novas estratégias…

1 semana ago